Gabigol: Flamengo pode perder até cinco pontos por conta escalação irregular do artilheiro

O Campeonato Brasileiro ainda não está definido! Isso porque o Flamengo pode perder até cinco pontos por conta de uma escalação irregular de Gabriel Barbosa, o Gabigol. O camisa 9 do Mengão segue em alta, e desta vez, se envolveu numa polêmica que será, certamente, um grande debate nos programas esportivos nos próximos dias. O motivo é porque Gabigol foi expulso contra o Grêmio, em jogo válido pela 33ª rodada, por ironizar o cartão amarelo que sofreu por Raphael Claus, no último domingo (17), e o artilheiro do Rubro-negro esteve em campo na 34ª rodada do Brasileirão, no clássico contra o Vasco. ”Pode isso, Arnaldo?”

MAURICIO GALIOTTE EM AÇÃO

Dessa forma, Mauricio Galiotte, presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, oportunista como sempre, apareceu para cobrar uma atitude da CBF por conta dessa escalação irregular. “Assim como a Federação Paulista, a CBF se coloca contra o Palmeiras, não podemos aceitar, se não punirem o Flamengo com perda de pontos na tabela será uma vergonha“. Ainda durante a coletiva, Galiotte prevendo que não terá punição ao clube carioca, classificou o campeonato como “brasileirinho”.

STJD NÃO SE POSICIONOU SOBRE A POLÊMICA

Até então, o STJD não se posicionou com uma decisão final. Mas também não descartou a possibilidade do atual líder do campeonato perder cinco pontos na tabela. O Flamengo que, no momento, tem 81 pontos, com uma rodada de antecedência, pode ver a vantagem de 13 pontos cair para oito, ficando com 76, contra 68 do Verdão. Com isso, aumentaria até as chances de título do Santos, que tem 65. E, assim como o Alviverde, o Peixe, também tem confronto direto com o clube carioca.

Um detalhe é que Gabriel não marcou gol contra o Vasco, mas foi decisivo no resultado. Isso porque o camisa 9 participou diretamente de três dos quatro gols que o Flamengo conseguiu marcar no Gigante da Colina – assistências para Everton Ribeiro e Bruno Henrique e um passe para Rafinha que gerou o gol de empate (2×2). Fato é que o artilheiro do Brasil, esteve em campo na 34ª rodada mesmo sendo expulso na rodada anterior.

Na visão de dois especialistas acostumados com o tribunal desportivo que julga casos do futebol brasileiro, o perigo mora no artigo 1987 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ambos relatam que um jogador classificado como “irregular” não pode nem sequer constar na súmula. O Flamengo, por sua vez, segue apostando na situação regular, permitindo sua utilização e inviabilizando tal interpretação que o prejudicaria.

GABIGOL FALOU

Acho que é um oportunismo bizarro. Sabem que dentro de campo não conseguem mais conquistar o título e querem ganhar no tapetão. Na verdade não é nem ganhar, né? Porque iriam tirar alguns pontos de nós, que conquistamos em campo, mas também não significa quer vamos perder o título nas próximas semanas por conta disso. Enfim, a gente vai aguardar essa decisão, se é que realmente precisa, porque a CBF autorizou esse adiamento da rodada por conta do calendário. O ‘mister' (Jorge Jesus) já conversou com a gente sobre isso e eu, particularmente, prefiro me concentrar para fazer um bom jogo e ajudar a equipe conquistar a América no sábado – disse Gabigol, na chegada do elenco em Lima, no Peru.

Restando ainda cinco rodadas a diferença de pontos, de qualquer forma, permanecerá grande. Com isso, mesmo sendo muito difícil perder o título, caso o Flamengo venha a perder pontos na tabela, o Brasileirão terá mais emoção, afinal, teremos confrontos diretos entre o líder contra o 2º e 3º colocado. Enquanto o STJD não toma uma decisão, o Flamengo segue com o foco na final da Libertadores contra o River Plate, atual campeão.

ATENÇÃO! ESTE TEXTO É APENAS UMA RESENHA/FAKE NEWS. APÓS A EXPULSÃO DE GABIGOL CONTRA O GRÊMIO, UM COLEGA DE FACULDADE, BRINCOU COM ESSA SITUAÇÃO: “COMO QUE O GABIGOL É EXPULSO NA RODADA 33 E JÁ JOGOU NA 34ª ?”. 

Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados