A Coluna Desbravando o Tio Sam dessa semana traz um assunto polêmico. Futebol ou Basquete, qual esporte é o melhor? Em 2020 um site americano chamado Dunk or Three trouxe um artigo dando suas justificativas e sua visão. Entretanto, o site é completamente voltado ao público do basquete, será que ele foi clubista? Sendo assim, porque não um site de futebol (usando os mesmos tópicos) ver se concordamos ou não?
INTENSIDADE
O primeiro argumento que ele coloca é a intensidade. Em resumo, ele diz que o basquete é um jogo muito mais intenso devido ao cronômetro que não permite que os times segurarem a bola. De fato o basquete é um jogo mais intenso, entretanto, eles nunca ouviram a frase “a pressa é a inimiga de perfeição”? Sendo assim, a graça do futebol está em ele ser um jogo muito mais estudado e cadenciado, aquela famosa frase dos comentaristas. “Às duas equipes estão se estudando”.
COMPETIÇÃO
Aqui é infelizmente um ponto que eu tenho que concordar com ele. O basquete é infinitamente mais competitivo que o futebol. 20 times dos 30 já foram campeões (66%), o que comparado com uma La Liga, por exemplo. é assustador. Entretanto, o que mais “atrapalha” o futebol é que ele é universal, sendo assim, o dinheiro muitas vezes fala mais alto. É difícil você segurar um jogador que ganha em Real e que agora em diante vai receber em Euro, mesmo que ele vá eventualmente atuar para uma equipe de meio de tabela ou de uma 2ª divisão. Infelizmente o poder de muitas moedas é infinitamente inferior ao Euro/Dólar e sem contar a qualidade de vida.
Já nos Estados Unidos, o que mais pode interferir é você sair de um time mais do interior e acabar preferindo ir para Los Angeles. Além disso, o sistema de Draft acaba favorecendo a liga a manter o equilíbrio (entre outros mecanismos que as ligas dos EUA tem para ajudar os piores times da temporada). O que já é impossível fazer no futebol.
ENTRETERIMENTO
Para o entretenimento, eles criticam os empates e os placares com poucos gols (1 x 1, por exemplo). Porém, isso é uma visão norte-americana dos esportes, eles acham “perda de tempo” assistir um esporte que não tem vencedor ou que tenha poucos pontos. Mas, em muitos momentos o empate em 0 x 0 torna muito mais emocionante o resultado final, além de muitas vezes dar uma chance real do time mais fraco acabar tendo chances de vencer.
VEREDITO
Bom, no veredito deles, colocam o basquete como “um melhor produto”, o que de fato é verdade. Tratando de produto, o basquete chega a ser melhor, se você viaja para os Estados Unidos, muito provavelmente você quer ter a emoção de ver qualquer jogo da NBA o que raramente acontece no futebol. Entretanto, o fato do futebol ser O ESPORTE UNIVERSAL o torna mais interessante para o público em geral. Sendo assim, fica impossível colocar qual é o melhor, pois são esportes completamente diferentes em estruturas diferentes. O basquete consegue unir ao esporte toda aquela parte de show business que os americanos sabem muito bem como fazer. Já o futebol consegue unir os fãs e o público que não é tão fanático pelo esporte (em Copa do Mundo, por exemplo).
Foto Destaque: Reprodução/Dreamstime