“Futebol Invisível”

Passava eu apressado pela rua de casa, até que notei algo incomum. Algo que estava lá todos os dias sem que eu me apercebesse. Acontece que quando eu era garoto existiam dezenas de terrenos baldios espalhados pelo bairro. E alguns destes funcionavam como campinhos de futebol. Eram as arenas da molecada. E, mesmo com as construções desenfreadas, um deles ainda permanece intacto. De novidade apenas um muro e um portão. Mas quando prestei a devida atenção, quase que pude me ver com 10 anos de idade em meio aos meus amigos. Sujo da canela ao pescoço, correndo atrás de bola o dia inteiro. O tal do futebol de rua. Quem jogou sabe bem.

O futebol de rua não precisa acontecer apenas sob o asfalto. Basta que se saia de casa para praticar o esporte numa “terra de ninguém”. As chuteiras são proibidas em algumas ocasiões, como nos campos de terra vermelha e fofa. Um pesadelo para as mães, que nunca se enganavam com as propagandas de sabão em pó. Tampão do dedo era rito de passagem. Você só entende o futebol rueiro quando volta pra casa mancando, com a ponta do dedão pendurada e sangrando. A tabela de artilharia era mensal, e dividida entre amigos. Cada área tinha seus próprios artilheiros e duelavam entre si.

E não duvide, neste universo futebolístico uma garrafa de tubaína pode valer mais que uma taça da Champions League. Travei inúmeros campeonatos. Quem perdia pagava. Uma coleção de bolhas no pé, contanto que se ganhe a bendita tubaína. Havia também os troféus de garrafas pet, fruto do artesanato local. Mas o grande barato mesmo era poder bater no peito e dizer: “ganhamos daqueles folgados da rua de cima”.

Bom, naquele terreno já não joga mais ninguém. Apenas um memorial da minha infância. Mas o futebol é tão mágico que os garotos agora jogam em frente à minha casa. No meu tempo era um trecho sacro santo onde travávamos somente os jogos apostados.

Muitos tampões de dedo ainda vão sangrar. O futuro do nosso futebol depende disso.

Douglas Molgado

Sobre Douglas Molgado

Douglas Molgado já escreveu 40 posts nesse site..

Douglas Molgado Affonso. 1989. FIAM-FAAM. Twitter: @douglasmolgado)

BetWarrior


Poliesportiva


Douglas Molgado
Douglas Molgado
Douglas Molgado Affonso. 1989. FIAM-FAAM. Twitter: @douglasmolgado)

    Artigos Relacionados

    Topo