Futebol Chinês: quase 30 milhões de pessoas acompanharam a roada de abertura do Campeonato Chinês

De acordo com a ‘PPTV', emissora que detém os direitos de transmissão da Superliga Chinesa, na China,  pouco menos de 30 milhões de pessoas acompanharam simultaneamente os dois jogos de abertura da competição no último sábado (25). Destes, 20 milhões assistiram a partida entre Guangzhou Evergrande, o atual campeão da CSL, e Shanghai Shenhua, atual campeão da Copa da China. O outro duelo realizado também no sábado foi Wuhan Zall, equipe do brasileiro Léo Baptistão, e Qingdao Huanghai.

Após alguns adiamentos, por conta do novo coronavírus, a Superliga Chinesa 2020 começou no último final de semana. Dessa forma, foi necessário realizar a competição em um novo formato. Agora são 16 clubes divididos em dois grupos (oito em cada), com apenas duas cidades como sede, Dalian e Suzhou.

Entretanto, ainda não houve uma definição de como será a fase final desta edição. Por outro lado, em setembro abrirá mais uma janela de transferência, onde promete movimentar ainda mais o futebol chinês. Uma vez que o mês de julho não teve nenhum grande nome, como estamos acostumados.

A 1ª rodada pós retomada do futebol chinês

Nesta primeira rodada nenhum dos quatro clubes mais fortes e candidatos ao título tropeçaram. Como já citado, o Guanzhou Evergrande venceu o Shenhua por 2 x 0. O Shandong Luneng conseguiu uma virada por 3 x 2 contra o Dalian Pro, com direito a hat-trick de Fellaini. Assim como foi a virada do Shanghai SIPG, de Hulk e Oscar, agora com o centroavante Ricardo Lopes, que marcou dois gols na vitória por 3 x 2 sobre o Tianjin Teda, que na última semana rescindiu com Sandro Wagner.

https://twitter.com/ThLopes00/status/1287379596615319553?s=20

Por fim, o Beijing Gouan, sem o seu principal jogador, o brasileiro Renato Augusto, conquistou uma importante vitória sobre o Chongqing SWM, que não pode contar com seus principais jogadores estrangeiros. Já o Jiangsu Suning, depois de sair atrás do placar com dois gols de Henrique Dourado, virou a partida após as entradas de Alex Teixeira e Éder, por 4 x 3.

O artilheiro da última temporada, Zahavi passou em branco na derrota por 3 x 0 para o Shenzhen. Enquanto o Hebei Fortune, agora com Ricardo Goulart emprestado, ficou no empate em 2 x 2 com o Shijiazhuang Ever Bright, dos brasileiros Rômulo, ex-Flamengo e Grêmio, Matheus e Muric.

Ao todo foram 30 gols em oito jogos, como sempre, vários brasileiros de destacaram, embora nem todos tenha jogado. Como é o caso de Roger Guedes, que estava cumprindo os 14 dias de isolamento, mas não foi inscrito pelo Shandong Luneng na Superliga Chinesa.

Contudo, a 2ª rodada começa nesta quinta-feira (30), às 7h (de Brasília), com Shanghai Shenhua, que não contará com El Shaarawy, punido pelo clube, e Shenzhen.

Foto destaque: Reprodução/Instagram/China Brasil Futebol

Avatar
Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados