Seleção feminina FifPro

Na última quinta-feira (17), a Fifa realizou seu evento The Best 2020, onde premiou os melhores jogadores e jogadoras do mundo deste ano. A lista da seleção com as melhores jogadoras de cada posição para a Seleção da Fifa também foi divulgada. Assim, a escolha das atletas é feira por votação de diversos jogadores do mundo todo.

Atletas indicadas à seleção

Ao todo, indicaram 55 jogadoras para concorrer à premiação da Fifa. Dentre elas, porém, estavam apenas duas brasileiras: a meio campista Formiga, que atua pelo Paris Saint-Germain, e a atacante Cristiane, que atualmente veste a camisa do Santos. Ambas jogadoras possuem passagens pela seleção feminina brasileira.

O Lyon, atual campeão da Champions League, foi o time com o maior número de indicadas ao time do ano. Assim, somou-se 10 atletas na disputa. Entre elas, Kadeisha Buchanan, Ada Hegerberg, Amandine Henry, Eugenie Le Sommer, Dzsennifer Marozsan e Wendie Renard já foram eleitas em outras edições. 

A votação conta com todos os jogadores filiados ao FifPro. Como resultado, escolhem uma goleira, três defensoras, três meias, três atacantes. Enquanto isso, a 11ª, enfim, acaba sendo a atleta que receber mais votos no total, independente de sua posição.

Seleção Fifa 2020

Por fim, na quinta-feira (17), divulgaram a tão esperada lista com as melhores jogadoras para a Seleção da Fifa. Dessa maneira, o time conta com:

  • Goleira: Christiane Endler (PSG);
  • Defesa: Lucy Bronze (Lyon e Manchester City), Wendie Renard (Lyon) e Millie Bright (Chelsea);
  • Meio-campo: Delphine Cascarino (Lyon), Veronica Boquete (PSG), Barbara Bonansea (Juventus) e Megan Rapinoe (OL Reign);
  • Ataque: Pernille Harder (Chelsea), Vivianne Miedema (Arsenal) e Tobin Heath (Manchester United).

O resultado da premiação, porém, não agradou muitos fãs, que encararam como incoerentes algumas escolhas. Assim, entre as discussões, está a presença da jogadora Megan Rapinoe, que, antes, ganhou como melhor do mundo no ano de 2019. Contudo, ela passou quase todo o ano de 2020 sem jogar. 

Foto destaque: Reprodução/Fifa Women's World Cup

Laisa Rodrigues
Sou atleta de sofá, corneteira, palmeirense apaixonada e jornalista em formação. Joseense de 20 anos, estou no terceiro ano da faculdade e sonhando, todos os dias, com tudo de mais lindo que ainda vou viver com a área esportiva. Vem comigo?

Artigos Relacionados