FIFA 21 x PES 21 – Concorrência pelo melhor game de futebol avança para mais uma geração

- Jogo se encaminham para o 21º duelo anual, mas quem será que vem com mais novidades?
FIFAPES

Todos os anos, em meados de setembro e outubro, os amantes de videogame e futebol voltam suas atenções para qual novo jogo irão comprar. E uma dúvida é muito comum entre os fãs de futebol. Afinal, FIFA ou PES, qual game comprar?

A série da EA Sports faz um sucesso gigantesco nas comunidades de Playstation 4 e Xbox One. Assim, sendo um dos jogos mais vendidos do mundo, mas o produzido pela Konami não fica muito atrás. Ainda mais agora, com a chegada da nova geração de consoles nos apresentando, o Playstation 5 e o Xbox Series X.

ONDE O FIFA 21 ACERTA, E ONDE ERRA?

O FIFA não traz grandes inovações. Porém, algo bem frustrante é a falta de evolução nos gráficos, até pela capacidade que os novos consoles da Sony e Microsoft possuem. Entretanto, a desenvolvedora apresentou novidades animadoras, mas que não escondem a falta de atenção com a comunidade.

Contanto, a EA Sports anunciou o novo formato das simulações do modo carreira, onde o jogador poderá fazer substituições e também interagir na partida ”in game”. Ainda mais, há novidades nos tipos de transferências, incluindo a ”opção de compra” em caso de empréstimo.

PES 2021 VEM COMO UMA ATUALIZAÇÃO

O Pro Evolution Soccer tem sido elogiado pelo excesso de detalhes, sendo ele graficamente bem realista. Porém, A Konami lançará o PES 2021 como uma atualização do título anterior, com valor reduzido e um novo mecanismo de jogo, que embora possa trazer melhorias na jogabilidade, também traz maiores riscos de bugs, em relação as mecânicas na movimentação.

O game peca muito em relação às licenças. Assim, não possui uma das principais ligas, a Premier League. Ademais, esse ano o jogo vem com apenas 29 estádios reais e licenciados, sendo apenas oito no Brasil.

Um detalhe bem decepcionante, tanto para PES quanto para o FIFA. Da mesma forma, que o game da Konami vem perdendo licenças, fato que ilustra a situação da EA também. Ainda mais, esse ano o game da franquia japonesa perdeu os direitos do Palmeiras que em nome genérico é identificado como ”São Paulo Barra Funda V”.

Se tratando da empresa americana, desde 2016 os times do Campeonato Brasileiro não aparecem com jogadores licenciados, atualmente há apenas a licença de alguns times com exceção do Corinthians.

VANTAGENS DA FRANQUIA FIFA

Apesar de algumas equipes genéricas como por exemplo a Juventus (Piemonte Calcio), o FIFA contém as licenças de competições nacionais como a Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha) e Ligue 1 (França) terão o licenciamento completo. Além disso, a franquia também conta com a Liga dos Campeões e Liga Europa, da UEFA, e com o retorno da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

A atualização para o PES 2021 foi lançada dia 15 de setembro, por R$ 179,90. Já FIFA 21 chegará as lojas dia 9 de outubro por R$ 238,99.

Foto Destaque: Reprodução/Goal

Felipe Gomes

Sobre Felipe Gomes

Felipe Gomes já escreveu 17 posts nesse site..

Meu sonho sempre foi estar em jornais, fosse estampando-os ou sendo autor deles. Não tenho medo de explorar novos ramos e rumos e por isso decidi ousar, arriscar e não me arrepender.

BetWarrior


Poliesportiva


Felipe Gomes
Felipe Gomes
Meu sonho sempre foi estar em jornais, fosse estampando-os ou sendo autor deles. Não tenho medo de explorar novos ramos e rumos e por isso decidi ousar, arriscar e não me arrepender.

    Artigos Relacionados

    Topo