Feyenoord x Ajax – Semifinal da Copa KNVB de muita expectativa

Nesta quarta-feira (27), acontecerá a primeira semifinal da Copa KNVB, ou simplesmente a Copa dos Países Baixos. O confronto será Feyenoord x Ajax, o maior clássico do futebol holandês. A partida é única (apenas ida), e começará às 16h45 (horário de Brasília), no estádio De Kuip, em Rotterdam.  O Ajax é o maior campeão da Copa, já o Feyenoord vem logo atrás, em segundo, e é o atual campeão.

FEYENOORD

O time da cidade de Rotterdam vai para seu segundo clássico seguido, no domingo (24), o Feye empatou em 1 x 1 com o PSV, jogando fora de casa, em partida válida pela Eredivisie. Desta vez, vai jogar contra seu arquirrival Ajax, os dois se enfrentam no maior clássico do futebol holandês, chamado de “De Klassieker“. O time comandado por Van Bronckhorst chegou na fase semifinal após eliminar o Utrecht nas oitavas e o Sittard nas quartas.

O técnico da equipe quer contar com Jeremiah St. Juste, o zagueiro perdeu o jogo com o PSV devido a uma lesão, mas treinou com o grupo na segunda-feira. Mas, nem tudo são flores,  já que Sven van Beek não pode ser usado no jogo da Copa por está suspenso e Eric Botteghin não parece estar em condições de jogar contra o Ajax, clube contra o qual sofreu uma grave lesão no joelho há exatamente um mês. Todavia, houve boas notícias sobre o zagueiro central. Van Bronckhorst: “Eric já treinou com o grupo ontem, mas eu não espero que ele esteja lá amanhã”.

“Nesta competição, lidamos muito bem com as emoções que desempenham um papel neste tipo de competição. Especialmente nos duelos caseiros com o Ajax, somos gritados pelo público. Essa também é a nossa intenção, mas você tem que escolher os momentos. Nós fizemos um ótimo trabalho na época. ” relata Bronckhorst sobre a diferença entre a Eredivisie e a Copa KNVB.

https://twitter.com/Feyenoord/status/1100352571334684677

Provável escalação: Vermeer; Martina, St. Juste, Van de Heijden e Verdonik; Clasie, Toornstra e Vilhena; Berghuis, Jorgensen (Van Persie) e Larsson. Técnico: Giovanni Van Bronckhorst.

AJAX

O clube vem de goleada aplicada em cima do Den Haag, por 5 x 1, fora de casa, pela 23ª rodada da Eredivisie. O último jogo contra o arquirrival não traz boas memórias: há exatamente um mês (27/01), o time foi goleado por 6 x 2, no mesmo estádio do próximo jogo, De Kuip. O time de Amsterdam eliminou o Roda JC nas oitavas da Copa e o Hereenven nas quartas de final. O treinador do Ajax, Erik ten Hag está feliz com a volta do lateral esquerdo Nicolás Tagliafico, o argentino voltará a atuar diante do Feyenoord, desde o clássico do dia 27 de janeiro ele estava no departamento médico, devido uma lesão.

“Nico traz uma certa paixão e luta com ele. Ele é apenas um fator muito importante na nossa equipa e estável. É sempre bom jogar em uma composição sólida na parte de trás. Temos bons substitutos, mas o fato é que Nico é um jogador que sabe o que está sendo perguntado”.

Além de toda a expectativa da torcida para o De Klassieker, o jogo será especial para o capitão Matthijs de Ligt, que disputará sua 100ª partida pelo Ajax, o zagueiro tem apenas 19 anos e vem sendo disputado por Juventus, PSG e Barcelona. Ele relatou em entrevista coletiva a felicidade desse marco histórico para sua carreira e a expectativa para o grande jogo:

”Eu li que pode ser o meu 100º jogo. Tenho orgulho de poder jogar meu 100º jogo pelo Ajax. Queremos chegar à final da taça. Últimas temporadas ficamos presos nas oitavas de final. É também o clássico, então é claro que realmente queremos vencer ”.

https://twitter.com/AFCAjax/status/1100378909349163008

Provável escalação: Onana; Mazraoui, De Light, Blind e Tagliafico; Schöne, Van de Beek e De Jong; Ziyech, Tadic e David Neres. Técnico: Erik ten Hag.

RETROSPECTO

Ao todo, 141 jogos foram disputados, 66 vencidos pelo Ajax, 36 pelo Feyenoord e 39 empates. O clube de Amsterdam marcou 297 gols, enquanto o de Rotterdam marcou 205. Os últimos cinco jogos do Klassieker resultaram em vantagem para o Ajax: quatro vitórias, e apenas uma para o Feye. Na atual temporada, os rivais se enfrentaram em duas oportunidades, ambos pela Eredivisie: na primeira, no dia 28 de outubro de 2018, o Ajax venceu por 3 x 0, já na segunda, como já citado, aconteceu há um mês e marcou um 6 x 2 para o Feyenoord.

João Pedro Oliveira
Tenho 16 anos e moro em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza-CE. Almejo ser um grande jornalista esportivo, pois sou fascinado pelo futebol e sua história. Curioso, sempre busco algo a mais.

Artigos Relacionados