América-MG

O América-MG chega aos 109 anos nesta sexta-feira (30). Fundado em 30/04/1912, o clube mineiro celebra hoje um dos momentos mais promissores de sua história. Isso porque, o time briga na elite do brasileiro em 2021, sob os cuidados do experiente técnico, Lisca Doido. Além disso, disputa também outras importantes competições, como o Campeonato Mineiro e Copa do Brasil – das quais o Coelho está na semifinal, e terceira fase, respectivamente.

A situação atual reflete a ascensão do América nos últimos anos. Apesar das idas e vindas na Série A, a equipe se consagrou campeã da Série B em 2017 e campeã do Mineiro em 2016. Na última temporada, no auge de sua campanha, o Coelho cresceu no cenário nacional. Assim, chegou na semifinal da Copa do Brasil, na final do estadual, e conquistou a medalha de 2º lugar na Série B. Na primeira, o time embolsou nada menos que R$ 17 milhões em premiações.

Sendo assim, aos poucos, o Mequinha aumenta sua expressão no cenário brasileiro. A prateleira de troféus do clube não é tão cheia, mas ele se organiza para disputar as competições de 2021 no topo. Em paralelo a isso, os projetos internos são de transformar o América-MG em clube-empresa.

De acordo com a instituição, a diferença orçamentaria do América para clubes da elite é grande. Por isso, em nota eles afirmam que o “Projeto Clube-Empresa será o ponto de partida para lançar o clube a outro nível”.

“Além de ampliar a capacidade de investimento com um parceiro externo, o modelo de clube-empresa também agrega benefícios em outros aspectos. A possibilidade de um planejamento de longo prazo, com menos impacto de mudanças políticas na gestão do Clube, traz mais estabilidade para uma gestão cada vez mais profissional.”

Os 109 anos do América-MG

O América Futebol Clube foi fundado em 1912, e seu nome nasceu de um sorteio realizado por jovens garotos que jogavam na capital. Assim, quatro anos depois o time iniciou a contagem do Deca Campeonato. Primeiramente em 1916 e seguiu ganhando direto até 1925 os dez títulos estaduais.

America-MG em 1925 - deca campeão
America-MG em 1925 – deca campeão

Em 45, o cartunista Fernando Pierucetti idealizou o então mascote do América-MG, o Coelho. Posteriormente, o Mequinha tornou a conquistar um estadual em 48 e em 57. Em 1971 (50 anos atrás), novamente venceu o Mineiro, mas de forma invicta. Por isso, pela primeira vez, o time conseguiu disputar um torneio nacional.

Nos anos seguintes a equipe belorizontina foi ganhando cada vez mais expressão e reconhecimento. Em 88, o clube construiu o CT Lanna Drumond e assinou contrato para administrar junto com o 7 de Setembro a Arena Independência. Assim, em 93, o Coelho conquistou outro estadual e em 97 conquistou seu primeiro título nacional pela Série B.

Primeira imagem do Coelho, pelas mãos do cartunista Fernando Pierucetti

Nos anos 2000, outros troféus vieram. Primeiramente da Copa Sul Minas em 2000, depois com um estadual em 2001 e por fim, com um título da série C em 2009. Assim, na década do centenário o América entrou em ascensão. Em 2015 acessou a Serie A do Brasileirão e, em seguida, saboreou diversos títulos citados no início dessa matéria.

Por essas e outras, desejamos felicitações ao grande Coelho de Minas!

Foto destaque: Divulgação/ América-MG

Avatar
Isabella Cunha
Sou de Belo Horizonte, tenho 22 anos, estudo jornalismo na PUC Minas, sou cartoleira e apaixonada por um time aí. Admiro a influência do futebol na vida das pessoas e, claro... na minha! Essa paixão me move, eu vivo por esse sentimento. E viverei. Tanto pessoalmente, como profissionalmente.

Deixe uma resposta