Facundo Torres: da estrela da base à camisa 10 no principal

Facundo Daniel Torres Pérez, conhecido apenas por Facundo Torres, nasceu em Las Piedras, Uruguai. É uma das grandes promessas do Peñarol. Sempre foi destaque nas categorias de base. Desde o sub-11, se tornou artilheiro até a base do atual clube, sendo uma das principais peças. Com um ano somente na primeira divisão, já é camisa 10 e promessa do Peñarol. Confira na Coluna Desclausurando o Uruguaio a história de uma das estrelas da base, que hoje atua em uma das principais equipes do Uruguai.

FACUNDO TORRES

Nascido em Las Piedras, primeiramente estreou no La Paz Wanderers, onde fez todas as categorias infantis. E após boas  atuações na equipe infantil da região sul, foi observado por Néstor Gonçalves, que era captor dos jovens do Clube Atlético Peñarol de Montevidéu. Logo depois, Néstor o levou para jogar com os Carvoeiros.

Por lá, ele disputou o Torneio Primavera, onde se destacou, sendo um dos artilheiros da competição. Posteriormente, em 2013, marcou cinco gols, estreando nas divisões juvenis com o Peñarol. Contudo, foi em 2014, que, após mudança de posição, Facundo, na sexta divisão, fez 14 gols. Com isso, ajudou o time a ser campeão uruguaio sub-15. 

Enfim, depois do triunfo e passagem pela seleção, Torres, em 2015, finalmente chegava ao profissional. Com a quinta divisão, após serem campeões, eles disputaram o torneio Apertura, onde ficaram em 2º lugar, atrás apenas do Danúbio. Depois do torneio e depois de retornar do Sul-Americano, Facundo ingressou no sub-19, onde disputou o Torneio Inicial e o Apertura. Logo depois, na terceira divisão, sendo reserva, ele fez sua estreia, e seu time contou com uma grande vitória. Por fim, no dia 16 de agosto de 2020, Facundo Torres estreou na primeira divisão, contra o Boston River, jogo no qual ele entrou no segundo tempo e marcou um gol.

Após estreia, adaptação e tudo mais, Facundo jogou a pré-temporada, feita nos Estados Unidos, onde foi ganhando espaço e confiança junto as orientações de Diego Forlán. E, logo na estreia, contra o Juventude, marcou dois gols, levando, assim, seu time à vitória. E não para por aí. Logo depois, na partida contra o Cerro, anotou o único gol do confronto.

SELEÇÃO URUGUAIA

Sua primeira convocação foi em 2015, pelo sub-15. Naquela ocasião, Torres entrou como titular e ficou o jogo inteiro, mas não marcou. Com mais atuações boas, Facundo continuou sendo convocado. Na segunda metade do ano, ele começou a se destacar mais e viajou até o Peru para jogar a ida. Dessa forma, lá marcou dois gols, dando a vitória ao seu time.

Posteriormente, Facundo Torres foi convocado mais e mais vezes. Assim, vem se destacando cada vez mais. Já foram três convocações, sendo no sub-15, sub-17, sub-20. No total, são 53 partidas com 29 gols. Com isso, as esperanças de que no futuro Facundo seja convocado para a seleção principal ficam cada vez maiores e cada vez mais perto.

O brilhante atacante e futura estrela do Uruguai vem dando frutos e esperança para sua torcida e país. Será que o menino de Las Piedras se tornará ídolo no futuro? Talento ele tem, mas isso só o tempo dirá.

Foto destaque: Reprodução/EL PAÍS Uruguay

Guilherme da Cunha
Escolhi o jornalismo, pois gosto muito de esportes e fazer isso de meu trabalho será gratificante. Já fui uma vez comentarista, uma vez plantonista e já escrevi 3 textos. Meu objetivo é crescer cada vez mais, trabalhar em uma emissora ou rádio, mas também quero trabalhar na internet com podcasts meus, lives stream e etc. Gosto de marcar território no lugar, gosto de descontrair, dar risada e ser feliz, se algo não me fizer feliz na área eu saio.

Artigos Relacionados