Fabiano relembra passagem ao lado de Alex no Fenerbahce

Depois de se destacar no Athlético Paranaense, campeão brasileiro de 2001, Fabiano passou a ser observado por grandes clubes, como foi o caso do São Paulo. O lateral esquerdo jogou pelo Tricolor Paulista até ser emprestado ao Perugia, da Itália, em 2004. Após o fim do empréstimo de seis meses, recebeu uma proposta do Fenerbahce, da Turquia.

”Vou fazer o que na Turquia?”

Até então, Fabiano não tinha interesse em ir ao futebol turco, pois não conhecia a cultura do país local. A princípio, seu desejo era de retornar e permanecer no Brasil, fosse no São Paulo ou em outro clube. Entretanto, optou em ouvir o projeto do clube do Fenerbahce e, dessa forma, ficou encantado com a estrutura do clube. Na entrevista ao Canal Exclamação Mas o fator principal foi saber que o craque Alex também fazia parte do projeto.

“Quando recebi a proposta do Fenerbahce eu pensei ‘vou fazer o que na Turquia?'. Chegando lá já tinha Fabio Luciano, Marcos Aurélio, Marcio Nobre, atacante, todos campeões turcos e conheci o projeto. Eu com 23/24 anos queria conhecer melhor e vi a estrutura espetacular. Então, sentei e comecei a ver o projeto do Fernerbahce e o cara falou: ‘Acabamos de comprar o Alex‘. Então pensei ‘é aqui que vou ficar'.

– Voltei pra Cajamar e pensei ‘vou jogar a Champions e jogar com o Alex…'. Conhecer o Alex foi maravilhoso, me ajudou muito dentro do clube, fora de série, um jogador espetacular… Ele é muito ídolo por lá, tanto que tem até uma estátua de frente do estádio… É só chegar lá e falar que é amigo dele que você não paga nada (risos).

https://www.instagram.com/p/B_4sxQ4pWPN/?igshid=d3mpidy1p7tb

Experiência positiva de Fabiano no Fenerbahce

Logo naquela temporada, o Fenerbahce caiu no grupo da Champions League com Lyon, de Juninho Pernambucano e o Manchester United, com  Giggs, Rooney, Cristiano Ronaldo… Dessa maneira, uma das partidas contra os Reds Devills o Fenerbahce sofreu uma goleada de 6 x 2, Fabiano lembra do encontro.

“… Corremos na subida, né? Aí tomamos a tacada de 6 pro United, íamos fazer o que? (risos). Pelo lado futebolístico foi uma bosta porque perdemos, mas pra mim foi maravilhoso jogar num estádio como aquele. Vou contar pra minha filha e pros meus netos”. 

Torcedores fanáticos e clássico entre Fenerbahce e Galatasaray

“A cultura de lá é quase igual a nossa, é bem similar ao do brasileiro apaixonado pelo futebol. Jogar Fenerbahce e Galatasaray foi um sonho, consegui jogar contra, uma atmosfera louca… Passar no meio da torcida do Galatasaray e ver o ônibus balançar… Todo ano vou lá. A ligação entre brasileiro e a Turquia é muito importante e intensa. Joguei São Paulo x Palmeiras, Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Corinthians. Athletico Parananese x Coritiba, mas a atmosfera de Galatasaray e Fernerbahce é diferente. A semana do jogo é muito contagiante e intensa”.

Foto destaque: Reprodução/Instagram/Alex10

Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados