O título do campeonato francês está cada vez mais decidido. O Paris Saint-Germain disparou na liderança e praticamente já colocou uma das mãos na taça. Mas as brigas pelas vagas na UEFA Champions League e contra o rebaixamento seguem acirradas.

Amiens SC – Dijon FCO

O Dijon segue firme na corrida contra o tempo perdido. O time que começou a temporada na zona de rebaixamento já chegou ao meio da tabela. O duelo desta vez é contra o Amiens, invicto há cinco jogos e que tem os mesmos 18 pontos conquistados.

Um dos destaques do time visitante vem sendo o sul-coreano Kwon Chang-hoon, de 23 anos. O meia-atacante se destaca pela velocidade e já é um dos queridinhos da torcida do Dijon nesta temporada.

O sul-coreano Kwon é um dos destaques ofensivos do Dijon na Ligue 1 (Crédito: Twitter Dijon Oficial)

Já o Amiens também vai em busca da vitória para, quem sabe, se consolidar na metade de cima da tabela. Para vencer o embalado Dijon, o time da casa conta com o oportunismo do senegalês Konaté, que já balançou as redes quatro vezes nesta temporada.

RC Strasbourg Alsace – SM Caen

O primeiro confronto de opostos na rodada. O Caen é o sexto colocado, com 22 pontos, e pode entrar na briga pela classificação para competições europeias. Já o Strasbourg está com 14 e flerta com a zona de rebaixamento.

O técnico do Strasbourg, Thierry Laurey, quer usar o mando de campo a favor do time na luta contra o rebaixamento. “Se quisermos permanecer na primeira divisão precisamos ser bons em casa”, afirmou.

Apesar de ter feito poucos gols (10), o Caen ocupa uma ótima posição no campeonato graças à solidez defensiva. A defesa dos visitantes só foi vencida 14 vezes até agora.

Girondins de Bordeaux – AS Saint-Etienne

A péssima fase do Bordeaux continua. Depois de um ótimo início de campeonato, o time caiu de rendimento e não vence há sete jogos. O longo jejum fez o time se distanciar da briga no topo da tabela. Dependendo dos resultados da rodada, os Girondinos podem até se aproximar da zona de rebaixamento.

O Saint-Etienne também não vive um momento bom. Há cinco jogos o time não sabe o que é vencer, e também acabou ultrapassado na tabela de classificação. No entanto, os visitantes estão em situação melhor, e uma vitória pode alavancar o time novamente para a parte de cima da tabela.

No confronto onde um dos dois pode dar adeus à sequência temos também um confronto de brasucas: o ex-corintiano Malcom é uma das armas do Bordeaux, enquanto o ex-palmeirense Gabriel Silva defende o Saint-Etienne.

Angers SCO – Stade Rennais

O Angers vem amargando empates e derrotas nos últimos jogos e espera reencontrar o caminho das vitórias diante do Rennes. Os visitantes, por outro lado, emplacaram uma boa sequência e ganharam algumas posições na tabela.

Para se distanciar da zona de rebaixamento, o Angers aposta na juventude do meia Angelo Fulgini, de 21 anos, que já tem dois gols marcados na Ligue 1.

O Rennes, por outro lado, também quer a vitória para subir mais alguns degraus na tabela. Para isso eles contam com o jovem Benjamin Bourigeaud, de 23 anos, que já balançou as redes quatro vezes na competição.

EA Guingamp – Montpellier Hérault SC

O Montpellier tem a melhor defesa do futebol francês, liderada pelo veterano brasileiro Vitorino Hilton. Nesta rodada, o time visita o Guingamp, que vem de uma série de jogos sem vitória e despencou na tabela, se aproximando da zona de rebaixamento.

Para a missão de romper a forte defesa do Montpellier, que só sofreu oito gols na temporada, o time da casa aposta no faro de gol do franco-senegalês Moustapha Diallo, que já tem quatro gols no campeonato.

Olympique Lyonnais – LOSC

Mais um duelo de extremos. O Lyon goleou o Nice e contou com o tropeço do Monaco para assumir a vice-liderança da Ligue 1. O adversário da vez é o Lille, que não cumpriu as expectativas do início da temporada e está na zona de rebaixamento, com apenas 12 pontos.

A má campanha do Lille contribuiu para o afastamento do técnico Marcelo Bielsa. O argentino foi suspenso pela diretoria do time, que não mantém nem demite “El Loco”.

Memphis Depay foi um dos destaques do Lyon na goleada diante do Nice, na última rodada (Crédito: Twitter Lyon Oficial)

Já o Lyon vive um grande momento. Com uma série de resultados positivos, o time vem colhendo os frutos das boas apresentações de seu trio ofensivo, formado por Nabil Fekir, Mariano Diaz e Memphis Depay.

FC Metz – Olympique de Marseille

Provavelmente o jogo mais unilateral da rodada. O tradicional OM segue em busca de entrar na zona de classificação para a UCL. O rival da rodada, o Metz, tem míseros quatro pontos conquistados. Apesar de ainda ser cedo para cravar, o time é tão favorito ao rebaixamento quanto o PSG ao título.

Ainda com tempo para buscar a reação, o Metz precisa dos gols de Nolan Roux. O atacante francês já tem três gols na Ligue 1. O Marseille, por outro lado, enfrenta o time que menos gols marcou em todo o campeonato, e um dos que mais buscou a bola dentro das redes. O meia Sanson, autor de cinco gols na temporada, é uma das armas do OM para buscar mais uma vitória.

FC Nantes – AS Monaco

As duas equipes estão em boa situação na Ligue 1, mas ambos vêm de derrota na competição. O Nantes perdeu para o Rennes e desperdiçou a chance de encostar na ponta da tabela. O atual campeão Monaco, por sua vez, foi derrotado pelo PSG em casa e viu o rival disparar na liderança.

O Nantes, comandando por Claudio Ranieri, tem aposta as fichas no atacante Emiliano Sala, que já tem quatro gols na Ligue 1. O Monaco, por outro lado, conta com o faro de gol de seu capitão Falcao García, que já balançou as redes 13 vezes no campeonato francês.

Toulouse FC – OGC Nice

O Nice não vem fazendo boa campanha no futebol francês. Apesar da contratação de Sneijder nesta temporada e a manutenção do atacante italiano Balotelli, o time está apenas em 18º lugar. Com 14 pontos conquistados, os visitantes lutam contra o rebaixamento.

O Toulouse não vence há quatro jogos, mas está em uma situação mais confortável que os rivais. Com 16 pontos, o time aparece em 14º. Na luta para se distanciar das últimas posições, o time da casa espera uma boa atuação do meia sueco Durmaz, que tem três gols marcados no campeonato francês.

Paris Saint-Germain – ESTAC Troyes

O PSG aparentemente não tem rivais na Ligue 1. O time da capital venceu o atual campeão Monaco no principado e abriu nove pontos de vantagem na liderança do campeonato. O rival da vez é o Troyes, que tem 18 pontos e faz uma campanha regular, aparecendo na zona intermediária da tabela.

Franco favorito, o time de Unai Emery conta com os gols do uruguaio Cavani para somar mais uma vitória na Ligue 1. O atacante já balançou as redes 16 vezes e é o artilheiro do campeonato francês.

Johnny Katayama
Johnny Katayama é jornalista, locutor e apaixonado por esportes – de futebol e basquete até hipismo e xadrez. Entusiasta dos eSports e jogador amador de League of Legends. Narrador e repórter nas transmissões da TV MundoVôlei. Autor do livro: “Galo Guerreiro – os últimos campeões estaduais da história do futebol profissional de Maringá” (2012).

Artigos Relacionados