Eusébio ou Cristiano Ronaldo: quem foi melhor? Eis a questão 🤔

- Uma das grandes dúvidas em relação ao futebol português é qual dos dois foi melhor
Eusébio

Apesar de serem atletas de épocas muito distintas, a comparação volta e meia vem à tona: Eusébio ou Cristiano Ronaldo? Assim, como nós, da Coluna Eis a Questão, não gostamos de empate, viemos dissertar e analisar qual deles é o mais importante jogador lusitano em toda a história. Definitivamente, é um páreo duríssimo, que envolve dezenas de premiações individuais e títulos coletivos. Além de incontáveis bolas na rede. Assim, torna-se um “bucadinho” difícil escolher entre ambos.

EUSÉBIO, O PANTERA NEGRA

Eusébio da Silva Ferreira nasceu em 25 de janeiro de 1942, em Maputo, capital de Moçambique. Aos 15 anos, ingressou na filial do Sporting em Lourenço Marques, onde permaneceu até os 18 anos. Entretanto, já nos profissionais, deixou  de vestir a camisa sportinguista, pois, segundo ele, tratava-se de um clube onde negros não eram bem-vindos. Após uma enorme disputa entre Sporting e Benfica para contar com o craque, ele optou por ir aos vermelhos. A partir daí, escreveu belíssimos capítulos na história benfiquista e portuguesa.

CRISTIANO, O CAPITÃO

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasceu no dia 05 de fevereiro de 1985, na Ilha da Madeira. A fim de ajudar sua humilde família, o pequeno gajo começou cedo no futebol, com passagens por Andorinha e Nacional, clubes da região onde morava. Com intenção de quitar uma dívida com o Sporting, de Lisboa, o Nacional enviou Cristiano para a capital para um teste em um dos Três Grandes. A partir daí, Cristiano Ronaldo se tornou um dos maiores e mais vencedores jogadores de todos os tempos do futebol e acumula até os dias de hoje diversos recordes.

COPA DE 1966 X EURO 2016

MELHOR CAMPANHA EM MUNDIAIS

Mesmo que seja natural de Moçambique, Eusébio se naturalizou português. Depois de marcar incríveis nove gols nas cinco partidas que disputou com a camisa do Benfica, foi convocado pela primeira vez para a Seleção Portuguesa. Decerto, a Copa de 1966 tem como sinônimo Pantera Negra. Só para ilustrar, mesmo não sendo campeão, foi eleito o melhor jogador da competição.

Isto porque foi fundamental para a conquista da melhor colocação da história de Portugal em uma Copa do Mundo (3º lugar). Além de ter sido artilheiro, com nove gols em seis jogos. Assim, com essa campanha, até os dias de hoje, é o maior artilheiro português em Mundiais. Vale destacar que na época em que jogou o Pantera Negra, não haviam tantos jogos de Seleções como agora, o que deu mais oportunidades para os demais goleadores lusos.

PRIMEIRA CONQUISTA DA SELEÇÃO

Depois de 102 anos de Federação Portuguesa de Futebol, finalmente uma taça foi erguida por um português. E, esse, chama-se Cristiano Ronaldo. Após a Euro 2004, disputada em casa e com a derrota para a Grécia na final, o franzino Cristiano esteve em campo na partida que surpreendeu a todos. 12 anos depois, a Euro 2016 foi comandada pelo capitão Ronaldo.

Com uma classificação sofrida na fase de grupos, ele fez dois gols e deu uma assistência na partida contra a Hungria. Além disso, esbanjou espírito de liderança contra a Polônia, onde encorajou João Moutinho a converter a penalidade. Por fim, no Parque dos Príncipes, onde mesmo sendo apelidado de máquina, é retirado de campo com uma grave lesão e, como um mero mortal, chora e se emociona com o gol de Éder. Dessa vez, diferentemente do que foi contra a Grécia, as lágrimas na França foram de alegria.

NUMEROLOGIA LUSITANA

Como já dito, mesmo que em realidades muito diferentes, vale analisar os números dos dois jogadores para entender sua grandeza dentro da história do futebol. Portanto, de uma forma geral, serão comparados os feitos deles em clubes e pela Seleção Portuguesa.

DISPUTA EM CLUBES

Neste quesito, Cristiano leva vantagem contra muitos dos maiores craques mundiais. Isto porque é um jogadores que mais venceu em três das principais ligas da Europa: Inglesa, Espanhola e Italiana. Em resumo, desde a temporada 2002/03, Cristiano conquistou 29 títulos, sendo cinco UEFA Champions League e cinco prêmios de Melhor Jogador do Mundo da FIFA. Além disso, foi eleito o melhor jogador da história da Premier League. Ademais, Ronaldo é o maior artilheiro da história do Real Madrid, com mais gols do que partidas disputadas (451 gols em 438 jogos).

Já Eusébio, em seus 21 anos de carreira, atuou 15 temporadas no Benfica, onde conquistou surreais 17 títulos. Em resumo, ele é o maior jogador que vestiu a camisa dos Encarnados. Isto porque é o maior artilheiro do clube, com 467 gols em 436 jogos. Bem como também conquistou a UEFA Champions League, em cima do Real Madrid, de Puskás e Di Stéfano. Além disso, teve passagens nos USA, México, Canadá, centros futebolísticos de menor expressão. Em Portugal, atuou também no Beira Mar e no União de Tomar.

DISPUTA NA SELEÇÃO

Neste critério, Ronaldo também leva vantagem. Não somente por ser o maior artilheiro de Portugal (com 101 gols e apenas oito gols atrás de Ali Daei, que é o primeiro no ranking geral das seleções), mas também pelo pelo fato de ter participado de forma fundamental na campanha dos dois únicos títulos de Portugal, a Eurocopa 2016 e a Liga das Nações 2019. Vale ressaltar que ele foi eleito o melhor jogador português de todos os tempos. Embora não tenha conquistado títulos, quando se trata de Copa do Mundo, Eusébio leva grande vantagem.

Como já dito, além de ser o maior artilheiro luso em Mundiais, ele comandou Portugal a eliminar a Seleção Brasileira de Pelé em 1966. Só para ilustrar, um time muito parecido com o que viria a conquistar o tricampeonato em 1970, rotulado como ‘melhor seleção de todos os tempos'. Já Ronaldo tem sete gols em 17 jogos de Copa e nunca conseguiu levar Portugal muito além na competição. Apesar de participar da campanha de 2006 (4º lugar), em um time que tinha Luís Figo como grande estrela, nunca passou das oitavas de final (2010 e 2018). Aliás, eliminado também de forma precoce, na fase de grupos, da Copa de 2014.

AFINAL, EUSÉBIO OU RONALDO? 🤔

Antes de mais nada, vale afirmar que os dois jogadores são os maiores do futebol em Portugal. Mesmo que naturalizado, Eusébio conquistou os corações lusos com seu encanto e é o maior ídolo do Benfica. Além disso, vale ressaltar que ele sofreu com muitas lesões sérias, que geraram sete cirurgias nos joelhos, evitando que seus feitos fossem maiores ainda.

Entretanto, para quem vos escreve, Cristiano é um dos principais jogadores de todos os tempos, o que torna a comparação desleal.  Isso porque, definitivamente, Ronaldo banalizou o futebol moderno de alto nível. Recordes, títulos e números foram driblados por ele, como um zagueiro qualquer. Além disso, ele significa muito para a nação lusitana, pois carrega consigo mais do que somente a braçadeira dentro de campo, mas uma filosofia de liderança que cativa todos os portugueses em suas vidas.

Assim, podes colocar mais uma vitória na estante, Papai Cris! 

Cristiano Ronaldo scream in celebration of Ballon d'Or 2014 on Make a GIF

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto Destaque: Edição / Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes

Sobre Paulo Sérgio Nunes

Paulo Sérgio Nunes da Silva Junior já escreveu 47 posts nesse site..

Carrego comigo a paixão pelo futebol passada pelo meu avô. Tenho 20 anos, curso Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, e sou apaixonado pelo Jornalismo Esportivo desde criança. Amante de todos os tipos de futebol, seja ele em torneios amadores ou na Copa do Mundo. Acredito que a magia do esporte está na paixão de quem o joga. Admirador da causa do futebol feminino no Brasil e no mundo. Contato no Instagram: @paulosnns

BetWarrior


Poliesportiva


Paulo Sérgio Nunes
Paulo Sérgio Nunes
Carrego comigo a paixão pelo futebol passada pelo meu avô. Tenho 20 anos, curso Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, e sou apaixonado pelo Jornalismo Esportivo desde criança. Amante de todos os tipos de futebol, seja ele em torneios amadores ou na Copa do Mundo. Acredito que a magia do esporte está na paixão de quem o joga. Admirador da causa do futebol feminino no Brasil e no mundo. Contato no Instagram: @paulosnns

    Artigos Relacionados

    Topo