European Premier League: entenda a proposta de campeonato que Manchester United e Liverpool negociam junto à FIFA

- Torneio anual envolveria cerca de 18 clubes das principais ligas europeias
European Premier League: entenda a proposta de campeonato que Manchester United e Liverpool negociam junto à FIFA (Foto: Reprodução/Sky Sports)

Após terem o projeto “Big Picture” rejeitado na Inglaterra, Manchester United e Liverpool lideram outra ideia, chamada de European Premier League. O projeto vem sendo discutido nas entrelinhas há anos por clubes europeus, mas os rivais ingleses agora buscam o apoio da FIFA, além de investidores. O torneio deve envolver cerca de 18 times do alto escalão europeu e ser disputado a partir de 2022.

De acordo com a “Sky News”, bancos estão montando um pacote de 4,6 bilhões de libras para investir na criação. Além disso, a FIFA também está envolvida no projeto. Dessa forma, a ideia tem ganhado força entre os principais clubes do continente. Como resultado, o torneio deverá ter como participantes as principais equipes da Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Espanha.

Ainda conforme a nota, a European Premier League terá disputa durante o calendário normal do futebol europeu, com os melhores times da 1ª fase jogando em sistema mata-mata na reta final. Por fim, a premiação aos clubes deve envolver centenas de milhões de libras.

Na Inglaterra, Liverpool e United já entraram com os outros times que compõem o “big six” para colher assinaturas e apoio à ideia. Entretanto, tudo indica que apenas cinco dos seis principais clubes do país poderão disputar o campeonato anual. Por outro lado, caso haja a criação da European Premier League, a disputa do novo torneio não exclui a obrigatoriedade dos clubes em jogar seus campeonatos nacionais.

Até agora, a UEFA não manifestou apoio à criação do torneio. A entidade é a criadora da Champions League, dita como a principal competição de clubes do mundo.

Foto Destaque: Reprodução/Sky Sports

BetWarrior


Poliesportiva


Renan Liskai
Renan Liskai
Muito prazer! Sou Renan Liskai, paulista, natural de Santo André. Desde 1998 falando, respirando, sorrindo, chorando e enlouquecendo por futebol. A vida de goleiro não deu certo, mas o jornalismo sempre esteve ali. Descobri que se não podia estar dentro de campo ou das quadras, eu poderia estar do lado de fora, mas sempre vivendo tudo isso. Sou daqueles que não perde um jogo de futebol por nada, seja ele qual for. Costumo dizer que esse esporte é assunto mundial e que não há uma pessoa no mundo que nunca tenha falado sobre tudo que acontece dentro e além das quatro linhas. Assim como todo mundo, carrego uma história e experiências. Sou filho, irmão, neto, amigo e sempre serei um eterno aprendiz dessa vida.

    Artigos Relacionados

    Topo