Premier League

Nesta semana, o novo episódio do Europa na Veia está cheio de novos países e correspondentes. Dessa maneira, traz como estão acontecendo os preparativos para a volta dos principais campeonatos no Velho Continente. Além disso, aborda também o e os prognósticos das próximas partidas.

AS PRINCIPAIS LIGAS

Alemanha – Outro derby abriu a rodada, bom para o lado azul da força. Já no sábado, as mudanças na tabela ficam para o Leverkusen vencendo e passando o Gladbach. Enfim, o Werder Bremen bateu. Ainda teve outro hat trick de Werner no Mainz e derrota do Schalke. Além disso, vamos falar de renovações contratuais.

França – Próxima temporada da Ligue 1 já estaria programada e só espera a UEFA autorizar o anúncio da data. Ademais, jovem zagueiro brasileiro quase contratado para jogar na Itália a pedido de volante campeão do mundo. Contudo, clube francês em processo de compra por investidores americanos devido à crise financeira.

Espanha – A La Liga recebeu autorização e retornará no dia 8 de junho, o torneio foi paralisado na 28° rodada. Entretanto, a crise financeira chegou no Barcelona, o clube se colocou à disposição para negociar todos os jogadores, menos Lionel Messi. No Real Madrid, o ex-goleiro do clube Iker Casillas pretende voltar ao time. Segundo estudo, o jogo entre Liverpool e Atlético de Madrid pela Champions, causou 41 mortes por Covid-19. A partida reuniu mais de 50 mil pessoas em Anfield.

EUROPA NA VEIA NO YOUTUBE

Portugal – Com a Liga NOS voltando oficialmente no início de junho, a Federação Portuguesa de Futebol tratou de montar um calendário provisório para o restante da competição. A Liga também informou que a NOS, atual principal patrocinadora da competição, não irá renovar o seu contrato, que irá até 2021. Já pelo mercado da bola, Benfica segue de olho em jovens promessas brasileiras, enquanto que o Barcelona estaria de olho em um antigo interesse do clube, que atualmente joga no Sporting.

Itália – A Itália, um dos países mais atingidos pela COVID-19, caminha rumo ao retorno do futebol. Os treinos em grupo foram liberados e o governo tomou medidas para organizar o encerramento da temporada em campo. Também ganha destaque a autorização para demolir o lendário estádio Giuseppe Meazza de San Siro, a morte do ex-técnico Gigi Simoni e os rumores do mercado de transferência.

Inglaterra – Conforme determinado pelo Governo Britânico, o futebol inglês só retornaria se algumas medidas fossem cumpridas, dentre elas a testagem em massa dos profissionais do clube. Duas baterias de testes já foram realizadas e nove pessoas foram detectadas com a COVID-19.

AS NOVIDADES DA SEMANA

Suécia – Na Suécia, o governo e federação de futebol preveem a volta das duas principais divisões do esporte no dia 14 de junho. A liga está adiada desde o começo de abril em decorrência da doença. O que mais chamou atenção foi que ao contrário do que acontece hoje na Bundesliga e está planejado para as outras ligas europeias, as partidas terão os portões abertos para o público.

Áustria – Após a paralização do Campeonato Austríaco há dois meses, o presidente da liga austríaca determinou que o retorno das rodadas acontecesse a partir do dia 02/06. Porém, a final da Copa da Áustria, confronto entre RB Salzburg e Áustria Lustenau, ocorrerá já no dia 29 de maio, duas semanas após a permissão da liberação dos treinamentos. Os jogos ocorrerão com portões fechados e os jogadores serão submetidos a testes para detectar um possível vírus do Covid-19.

Suíça – O campeonato suíço segue paralisado, desde o dia 22 de fevereiro. Naquela altura, já tinham sido disputadas 23 rodadas, e o St Gallen Era líder da competição. Contudo, a federação Suíça ainda não pensam em encerrar o campeonato, que tem retorno previsto para o dia 8 de junho.

Dinamarca – A liga de futebol da Dinamarca planeja retornar o Campeonato Dinamarquês no dia 29 de maio, com jogos sem público e seguindo rigorosas regras sanitárias. Assim, a decisão de retomar os jogos foi tomada após a liga se comprometer junto às autoridades de saúde, cumprir todos os protocolos que serão adotados, que inclui testes em todos os jogadores e funcionários do departamento de futebol dos 14 clubes da primeira divisão até o dia do retorno aos jogos.

EUROPA NA VEIA NO SPOTIFY

Croácia – O futebol croata está paralisado desde março, devido a pandemia do Covid-19. Aos poucos, os campeonatos no país recebem datas para o seu retorno. Segundo a Federação Croata de futebol, os campeonatos irão voltar em duas datas: a Copa da Croácia retorna no dia 30 e 31 de maio para a disputa das semifinais entre Lokomotiva contra Slaven, Rijeka contra Osijek. No entanto, o campeonato nacional voltará no dia 5 de junho com a partida entre Hajduk Split e Inter Zapresic.

Tchecoslováquia – A temporada da Primeira liga teve seu retorno no dia 23 de maio, com partida adiada da 23ª rodada. No entanto, os outros times entrarão em campo pela 25ª rodada nos dias 26 e 27 de maio, destaque para o líder Slavia Praga que joga fora de casa contra o Boleslav.

Noruega – Na Noruega, o clima é de otimismo para a volta do futebol. Portanto, as equipes já treinam normalmente e estão ansiosas para o início da competição. É válido ressaltar que o artilheiro norueguês Erling Haaland está na mira de gigantes europeus.

MAIS UMA RODADA NO EUROPA NA VEIA

Ucrânia – Depois de ser decidida a volta do campeonato ucraniano o governo voltou atrás, pois o número de contaminados voltou a subir. Está marcada uma reunião entre as Forças Armadas, a diretoria da Premier League ucraniana e o Ministério da Saúde para definir os próximos passos. As datas para volta ainda são incertas, pode ser que seja ainda no dia 30 conforme definido anteriormente, ou que passe para o dia 6 de junho.

Holanda – Jogadores do PSV concordaram em abrir mão de seus salários, que já haviam sido reduzidos. Contudo, o KNVB planeja o retorno do futebol em setembro, com jogos apenas com um certo número de crianças nas arquibancadas. O plano ainda é esboço que deve ser elaborado e detalhado nas próximas semanas. Bryan Linssen, que estava de saída do futebol holandês antes da crise, vira uma novela para o Vitesse. A equipe holandesa Venlo, segue sua vida no mercado de transferência e contrata zagueiro suíço Roy Gelmi.

Bélgica – Muitas polêmicas ainda giram entorno dos resultados da última Assembleia Geral que decidiu o destino da Pro League. O Waasland-Beveren não aceita o rebaixamento e luta e busca soluções, já o Beershot busca alternativas para fazer a final da segunda divisão logo. Os times mais conformados com as novas informações já se movimentam no mercado, o KAA Gent faz mais uma contratação, o KRC Genk invest na base e tem novidade no comando técnico do Antwerp.

Escócia – Campeonato escocês é encerrado e Celtic é declarado campeão. Deste modo, o clube conquista o nono título consecutivo. Entretanto, Hearts acabou caindo para a segunda divisão. No mercado da bola, Real Madrid quer contratar zagueiro norueguês Kristoffer Ajer, do Celtic e Borussia Dortmund tem interesse Odsonne Edouard.

EUROPA NA VEIA NO ANCHOR

Turquia – Na Turquia, o Campeonato irá ser retomado no dia 12 de junho. O país também será sede da final da UEFA Champions League. A Supërlig poderá ser transmitida para a TV aberta brasileira.

Grécia – A superliga grega já tem uma data prevista para o retorno, no próximo dia 6 de junho. O Olympiacos renovou o vínculo com o técnico Pedro Martins. Olympiacos corre risco de rebaixamento por manipulações de resultados. O técnico português Ricardo Pinto pode vir a ser banido do futebol grego por até 10 anos.

Rússia – Na última quinta-feira (21), o vice-diretor geral da União Russa de Futebol, Maxim Mitrofanov, realizou uma conferência com a impressa local para explicar alguns pontos sobre o retorno do futebol no país. Enquanto isso, no mercado da bola, o CSKA estendeu o contrato do técnico Viktor Goncharenko, 42, até a temporada final de 2020/21.

Foto destaque: Reprodução / MKT Esportivo

Nataly Lopes
Desde a adolescência, eu sempre fui apaixonada pelo Jornalismo. Sempre fui uma pessoa curiosa, determinada, que gosta de escrever e pesquisar. Eu estou no quarto período da graduação em jornalismo na UFAL e tive pouco contato com o mundo esportivo. Mas, já fiz algumas reportagens sobre. Sempre gostei muito de acompanhar esportes, principalmente futebol, e espero conhecer ainda mais essa área com essa iniciativa do Futebol na Veia.

Artigos Relacionados