Europa define grupos das eliminatórias para Copa do Mundo

O caminho das seleções europeias rumo ao Catar já está definido. Afinal, a Fifa realizou nesta segunda-feira (7), em Zurique, na Suíça, o sorteio dos grupos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A disputa envolve 55 seleções do Velho Continente com 13 vagas em jogo.

As equipes foram divididas em 10 grupos, sendo metade com cinco times e a outra metade com seis. Assim, os vencedores de cada chave se classificam diretamente para o Mundial.

Por outro lado, as outras três vagas serão decididas através de repescagem entre os segundos colocados de cada chave. Além dos dois melhores líderes dos grupos na Liga das Nações 2020/21, que não alcançarem a vaga direta ou a vice-liderança de suas chaves nas eliminatórias.

FRANÇA E PORTUGAL FAVORITOS

Atual campeã do mundo, a França não encontrou dificuldades no Grupo D com Ucrânia, Finlândia, Bósnia e Cazaquistão. Da mesma forma, Portugal, de Cristiano Ronaldo, é favorito no Grupo A com Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.

Com quatro títulos mundiais, a Alemanha está no Grupo J. Desta forma os principais adversários são Romênia e Islândia. Aliás, a Itália, outra tetracampeã do mundo, tenta voltar à Copa após o vexame na corrida para 2018. A Azzurra está no Grupo C com Suíça, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia.

HOLANDA EM GRUPO DA MORTE

Em tese, o Grupo F é o mais complicado, com Dinamarca, Áustria, Escócia e Israel na briga pela vaga direta ou pela repescagem. Ilhas Faroe e Moldávia são os azarões. Igualmente, o Grupo G deve reservar grandes emoções para Holanda, Turquia e Noruega, com Montenegro, Letônia e Gibraltar correndo por fora.

A primeira rodada das eliminatórias europeias está marcada para os dias 24 e 25 de março de 2021. A última rodada da fase de grupos acontece entre 14 e 16 de novembro. No entanto, a repescagem está prevista para a primeira data Fifa em 2022. Assim, entre os dias 24 e 25 de março (jogos de ida) e 28 e 29 de março (jogos de volta).

Foto destaque: Divulgação/Foto-net/Fifa

Maycon Santos
Sou jornalista formado pela UERJ desde 2015, com passagem pelos sites FutNet e Fanáticos por Futebol e pelas rádios UERJ, Band News FM, Grande Rio, Botafogo Oficial, Fluminense AM e Antena Esportiva. Sempre quis acompanhar eventos esportivos de perto, principalmente futebol. O jornalismo me proporcionou esta oportunidade.

Artigos Relacionados