Eurocopa: relembre o primeiro título alemão

- Quando ainda era Alemanha Ocidental, a seleção germânica conquistou seu primeiro troféu em 1972
http://www.gettyimages.com/

O Campeonato Europeu de Futebol, ou para os mais familiarizados, a Eurocopa é o principal campeonato de futebol entre os países da UEFA, União das Associações Europeias de Futebol. Sua periodicidade é de quatro em quatro anos, tendo sua primeira edição ocorrida em 1960, quando ainda era chamada de Taça das Nações Europeias, mudando para o nome atual duas edições depois, em 1968.

O formato da competição mudou ao longo dos anos. No início, apenas quatro seleções entravam na fase final do sorteio. A partir de 1980 o número aumentou para oito e em 1996 dezesseis seleções jogaram o torneio. Foi apenas em 2016 que o formato atual entrou em vigor: são vinte e quatro times participando do torneio, divididos em seis grupos.

A Alemanha esteve presente em grande parte da competição, chegou a seis finais e conquistou o título três vezes, sendo elas em 1972, 1980 e 1996. Assim, tornou-se a maior campeão do torneio, ao lado da Espanha, que alcançou a marca recentemente, em 2012. E esse histórico começou quando o país ainda era dividido entre Alemanha Ocidental e Oriental, situação que ocorreu após o fim da Segunda Grande Guerra Mundial.

A PRIMEIRA CONQUISTA

A história grandiosa da Seleção Alemã no torneio começou logo na quarta Eurocopa, em 1972, quando conquistou seu primeiro título da competição continental. Realizada na Bélgica, entre 14 e 18 de junho, oito grupos com quatro equipes cada se enfrentaram na fase inicial. Apenas os primeiros colocados se classificavam para as quartas de finais. Desde então, o respeito pela camisa alemã somente aumentou, e na coluna Quebrando Muros dessa semana relembramos o passo a passo de sua primeira conquista.

ELIMINATÓRIAS

A Alemanha Ocidental foi sorteada no Grupo 08 da competição, sendo também a cabeça de chave. Faziam parte do grupo, Polônia, Turquia e Albânia. Os confrontos se deram da seguinte forma:

Alemanha Ocidental 1 x 1 Turquia

Albânia 0 x 1 Alemanha Ocidental

Turquia 0 x 3 Alemanha Ocidental

Alemanha Ocidental 2 x 0 Albânia

Polônia 1 x 3 Alemanha Ocidental

Alemanha Ocidental 0 x 0 Polônia

Desse modo, com um saldo de 4 vitórias e 2 empates, os alemães passaram para a próxima fase, as quartas de finais da Eurocopa de 1972.

QUARTAS DE FINAL

O jogo ocorreu no grande e conhecido estádio, Wembley, e a equipe adversária era a também tradicional Inglaterra. Por outro lado, o Nationalelf fez o serviço logo no jogo de ida, obtendo uma importante vitória por 3 x 1 em Londres. Visto que Uli Hoeness, Gerd Müller e Günter Netzer determinaram o triunfo com dois gols nos minutos finais do jogo. No reencontro em Berlim, o 0 x 0 do placar foi suficiente para classificar a Alemanha para a próxima fase.

SEMIFINAL

Classificaram-se também para as semifinais a anfitriã Bélgica, Alemanha Ocidental, Hungria e União Soviética. No dia 14 de junho, no Bosuilstadion, os alemães saíram vitoriosos do confronto, vencendo a equipe belga por 2 x 1. Gerhard Müller, então jogador do gigante Bayern de Munique, foi o autor dos dois gols alemães. Logo aos 24′ do primeiro tempo ele abriu o placar para sua equipe, e mais tarde, aos 71′ aumentou a diferença. Do outro lado, o atacante Polleunis descontou para a Bélgica aos 83′, mas não foi o suficiente para levá-los à final.

FINAL

Na final, os alemães tinham pela frente o grande e temido time da URSS, a União Soviética. A partida derradeira foi realizada no dia 18 de junho, no Estádio Rei Baudouin, na capital Bruxelas. No entanto, o jogo acabou sendo mais fácil do que o esperado, e a Alemanha Ocidental venceu a União Soviética por 3 x 0. Os gols foram novamente de Müller, que foi o grande goleador do torneio com um total de quatro gols, sendo dois deles nesta partida, aos 27′ e por fim aos 58′. Anteriormente, Wimmer também havia marcado aos 52′. Assim, os alemães, comandados por Helmut Schön conquistaram seu primeiro título da hoje tão famosa Euro.

RELEVÂNCIA ALEMÃ NA EUROCOPA

Depois dessa, a seleção alemã continuou sendo destaque nas outras edições da competição mais importante do continente europeu. Conquistou seu segundo título em 1980, realizada na Itália, quando superou a Bélgica na grande final. O terceiro, e até então último título conquistado, veio em 1996, na edição realizada na Inglaterra, em cima da República Tcheca. Em 2020, a Alemanha foi sorteada para o chamado “grupo da morte” com Portugal e França. No entanto, a competição que seria disputada entre 12 de junho e 22 de julho foi adiada para 2021 por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Imagem destacada: Getty Images

BetWarrior


Poliesportiva


Stella Vicente
Stella Vicente
Meu nome é Stella, tenho 19 anos e estudo Jornalismo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – mas sou paulista do interior. Gosto de ler e escrever desde que me entendo por gente e o esporte sempre foi uma das minhas grandes paixões, grande parte devido à influência do meu pai. Foi por conta desse sentimento que surgiu a vontade de fazer jornalismo. Hoje eu percebo que me encontrei nessa profissão emocionante e espero conquistar grandes coisas na área esportiva, principalmente no que diz respeito ao meu amor maior: o futebol.

    Artigos Relacionados

    Topo