Eurocopa de 2004: Grécia Campeã

Estou na preparação para o jogo da Liga dos Campeões contra o Lyon, que acontece na semana que vem, mas antes venho contar sobre a maior decepção da minha carreira: a derrota na final da Eurocopa de 2004, na  coluna do Futebol na Veia O Gajo Conta. Naquele ano, o futebol da minha terra estava em alta, pois o Porto havia vencido a Liga dos Campeões de 2003/04. Assim, chegamos a Copa daquele ano com o propósito de vencer. Entretanto, o título não veio.

O professor era o super campeão Luis Felipe Scolari. Então ele convocou:

Goleiros: Ricardo (Sporting), Quim (Sp.Braga) e Moreira (Benfica)

Defensores: Paulo Ferreira (F.C.Porto), Miguel (Benfica), Rui Jorge (Sporting), Nuno Valente (FC Porto), Fernando Couto (Lazio/Itália), Jorge Andrade (D.Corunha/Espanha), Ricardo Carvalho (FC Porto) e Beto (Sporting)

Meio campistas: Petit (Benfica), Tiago (Benfica), Costinha (FC Porto), Maniche (FC Porto), Rui Costa (AC Milan/Itália), Deco (F.C.Porto), Figo (Real Madrid/Espanha).

Atacantes: Pauleta (Bordéus/França), Nuno Gomes (Benfica) e Hélder Postiga (Tottenham/Ing), Simão (Benfica) e a máquina, lenda, robô eu Cristiano Ronaldo (Manchester Utd./Inglaterra).

TRAJETÓRIA

Logo de cara, fomos enfrentar o país do Aristóteles, Grécia. Na estréia, os Gregos já abriram o placar aos 7′ com Karagounis e aumentaram aos 6 minutos do segundo tempo com Basinas de pênalti. Aos 48 minutos, o maior jogador de todos os tempos diminuiu para os Lusitanos, mas acabamos derrotados. Porém, sem pânico, dá para buscar a classificação.

Segundo jogo contra o país do Putin (que é Presidente até hoje), Rússia. Maniche, abriu o placar aos sete minutos do primeiro tempo. Tranquilizou o jogo e no final da partida Rui Costa garantiu com segundo gol. Vitória que tranquilizou todos, porém, o grupo estava embolado com Espanha e Grécia somando quatro pontos cada.  Na última rodada da fase de grupos, fomos enfrentar nossos vizinhos, a Espanha. Jogo foi duro, tenso, complicado mas com Nuno Gomes veio o gol que nos classificou para o mata-mata, em 1º do grupo A da Eurocopa.

Nas quartas de finais, o adversário foi a Inglaterra. No tempo normal, 1 x 1. Owen marcou para os ingleses e Hélder Postiga empatou. No segundo tempo da prorrogação, aos 5 minutos Rui Costa virou para nós. A classificação estava perto! Só que emoção aguardava a nação portuguesa. Lampard empatou aos 10′. Na disputa de pênaltis Deco, Simão, eu, é claro, Maniche, Postiga e Ricardo acertaram, só Rui Costa errou. Do lado da Inglaterra, David Beckham e Vassell erraram. Assim, por 6 x 5 fomos para próxima fase.

Na semi, o adversário foi a Holanda. Comecei abrindo o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Maniche fez o segundo. Entretanto, o Jorge Andrade marcou um gol contra. Mesmo assim, conseguimos o passaporte para a final da Eurocopa 2004.

Lisboa, 4 de julho de 2004

O Estádio do Dragão estava lotado, 62.865 pessoas. Tinha tudo para ser uma noite de glória, meu sonho seria concretizado. Entretanto, o primeiro tempo fomos superiores. Tivemos maior posse de bola, comandamos o jogo inteiro. Aos 11 minutos do segundo tempo, Basinas cobrou no meio da área e Charisteas cabeceou para dentro do gol, abrindo o placar a favor da Grécia.

Tratei de correr atrás, três minutos depois chutei de fora da área. Felipão tirou o volante Costinha e colocou o meia Rui Costa. Fomos pra cima! Nuno Gomes em seguida chutou cruzado, forçando Nikopolidis a realizar nova defesa! No final, Figo até chutou para o gol, porém foi desviado pela zaga. E então, o jogo acabou 1 x 0 para o país de Aristóteles e foram campões da Eurocopa de 2004.

Foi uma noite que eu mergulhei em tristeza, pedi a Deus mais uma chance de entrar para a história de Portugal, que eu conseguisse trazer um dia o título para essa linda nação! Que eu conseguisse a redenção  com um título que nem a lenda Eusébio conseguiu. Amém!

Foto destaque: Reprodução/Alain Gadoffre / Onze / Icon Sport via Getty Images.

Avatar
Kaliel Serafin
Kaliel, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

Artigos Relacionados