As seleções se enfrentam pela primeira vez em amistoso após a Copa do Mundo. Bélgica ficou em terceiro lugar e volta a campo contra a Escócia nesta sexta-feira (7), no estádio Hampden Park, em Glasgow, a partir das 15h45 (horário de Brasília).
ESCÓCIA
A Seleção sonha em ter bons desempenhos a partir de agora para reproduzir na próxima Copa do Mundo, já que ainda não conseguiu isso neste século. A partida desta sexta será o último teste do técnico Alex McLeish antes da estreia britânica na Copa das Nações, daqui a quatro dias. Competição que pode dar uma vaga na Eurocopa e, posterior a isso, uma classificação para a Copa do Mundo.
Porém, McLeish sofre do mesmo problema que Roberto Martínez: excesso de lesões. A Escócia teve cinco jogadores cortados por não possuírem condições adequadas de jogo. São eles: o zagueiro Jack Hendry, os meias Tom Cairney e Matt Ritchie e os atacantes Matt Phillips e Oliver McBurnie. Para os seus lugares, foram chamados os experientes Steven Naismith, Ryan Jack e Robert Snodgrass.
A grande novidade escocesa, entretanto, é a presença do lateral do Liverpool, Andrew Robertson. O jogador recebeu a braçadeira de capitão (um dos mais jovens da história da seleção escocesa a ter essa responsabilidade) e é um dos jogadores mais regulares da equipe inglesa. O jogador também foi ovacionado pelo técnico McLeish:
“Toda semana eu o vejo na tv fazendo gols no lado esquerdo, no direito e pelo centro. Ele é quase um atacante extra. Em termos pessoais, isso será muito inspirador para os jovens jogadores. Para um atleta que ouviu aos 9, 10 anos que nunca conseguiria ser jogador de futebol ele se saiu muito bem. Andrew vem sendo o epítome de nunca desistir, o que é uma tradição escocesa.”
https://www.instagram.com/p/BnRi7x2nKGl/?hl=pt-br&taken-by=andyrobertson94
BÉLGICA
A “geração belga” mostrou todo o seu potencial após o desempenho ruim no Mundial do Brasil e encantou seus torcedores na Rússia. Porém, deste último elenco, o técnico Roberto Martínez contará com importantes desfalques para essa partida e para a Copa das Nações como: Marouane Fellaini, Christian Benteke e, talvez a ausência mais sentida, Kevin De Bruyne. Ambos os jogadores estão lesionados e foram cortados da lista dos convocados.
Mas, não são só notícias ruins chegaram à Bélgica. Com as ausências, quatro novos jogadores ingressam ao grupo dos Diabos Vermelhos: o lateral Timothy Castagne, os meias Hans Vanaken e Birger Verstraete e o atacante Leandro Trossard. Além dessas novidades, Thierry Henry foi promovido de segundo para principal auxiliar na comissão técnica belga e Graeme Jones foi para o West Bromwich.
https://twitter.com/BelRedDevils/status/1037816264968822784
RETROSPECTO
Essa será a sexta vez que as Seleções se enfrentam em jogos amistosos. Das cinco disputas anteriores, a Bélgica conquistou três vitórias e a Escócia duas.