Escândalo de Bari, o que foi?

- Entenda tudo o que aconteceu em mais um caos que faz parte da história do Calcio
Escandalo de Bari

O Escândalo de Bari foi, mais uma vez, um grande esquema de manipulação de resultados no Campeonato Italiano. Assim como em 2006, quando a Juventus estava para cair, e houve uma denúncia de possíveis árbitros ‘comprados', para os jogos da Velha Senhora. Contudo, venha saber mais sobre como as coisas aconteceram no sul da Itália, e quais foram as suas consequências durante os anos seguintes.

Nas últimas cinco rodadas do Campeonato Italiano na temporada de 2010/11, 20 pessoas sofreram investigações para saber se tinha alguma manipulação de resultado.  Isso devido a vitória do Lecce no clássico contra o Bari, que já estava rebaixado naquele momento. E com o triunfo, o Lecce permaneceu na elite da Itália. Esse grupo era formado por nove ex-jogadores do Bari.

Segundo o promotor de justiça Antonio Laudati, o esquema não houve qualquer tipo de aposta envolvendo o clássico, entretanto, ele conta que houve passagem de dinheiro à equipe que estava precisando do resultado. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, o jogador Masiello do Bari, teria recebido em torno de 730 mil reais para marcar um gol contra.

Outras quatro partidas foram investigadas: Bari 3 x 0 Genoa; Udinese 3 x 3 Bari; Cesena 1 x 0 Bari; Bari 4 x 0 Bologna. E com isso outros oito ex-atletas que foram investigado, sendo eles: Daniele Portanova, Alessandro Parisi, Simone Bentivoglio, Marco Rossi, Abdelkader Ghezzal, Marco Esposito, Antonio Bellavista e Nicola Belmonte.

BARI

O Escândalo de Bari foi mais um para entrar na parte ‘suja' do Calcio e do futebol mundial. Contudo, o clube Bari sofreu com uma crise financeira, e não foi capaz de pagar sua inscrição para a série B italiana, com isso, o clube foi rebaixado diretamente para série D, e para campeonatos não profissionais.

Entretanto, o dono do Napoli prometeu que fará mudanças no clube, para que ele possa voltar a elite do campeonato italiano o mais rápido possível. O Bari já disputou 30 temporadas na Série A, mas não conquistou nenhum troféu. Já na série B e C, o clube possui três de cada.

Foto destaque: Reprodução/ Getty Images

BetWarrior


Poliesportiva


Ivan Garcia
Ivan Garcia
Me chamo Ivan Garcia. Tenho 19 anos, sou estudante do 5º semestre de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e comunicação - FAPCOM. Fanático por todos os esportes, o futebol é algo que sempre esteve comigo, e desde criança sonhava em fazer parte do ramo esportivo. Acredito que não existe emoção maior que não seja no esporte, você fica feliz e triste em questão de minutos, e é isso que me faz gostar cada vez mais.

    Artigos Relacionados

    Topo