Escândalo Calciopoli: Juventus apresenta seu 30º para conseguir o título de 2006

Para quem não conhece, o escândalo Calciopoli foi um esquema de manipulação de resultado. O processo foi descoberto por meio de uma outra operação, e acabou que por acaso dirigentes fossem grampeados ilegalmente para conseguir informações.

O escândalo foi vindo a tona aos poucos, quando os áudios eram vazados com conversas que estariam relacionadas às atuações de árbitros nas partidas. No entanto, entre os clubes punidos estão a Juventus, Lazio, Milan e Fiorentina como os principais. Só que foi a Velha Senhora que recebeu a punição mais severa: rebaixamento para a série B, revogação dos títulos de 2005 e 2006 e menos 6 pontos na temporada 2006/07.

 JUVENTUS APRESENTA O 30º RECURSO

As vésperas de Juventus x Inter de Milão, a Juve apresenta mais um recurso para recuperar o título de 2006. Portanto, como já teve outras 29 vezes e não obteve sucesso, fica cada vez menos provável que dará certo, porém a Velha Senhora se mantém confiante.

O título da temporada 2005/06 só foi concebido à Inter, porque durante as punições para Juventus e Milan, os Nerazurri estavam em terceiro, e não tinham envolvimento com o escândalo Calciopoli. Por isso, acabaram levando o troféu para casa.

RELEMBRE OUTROS ESCÂNDALOS NO FUTEBOL

O escândalo de Calciopoli é o maior esquema de corrupção no futebol italiano, podendo ser o maior da Europa sem muitos esforços. No entanto, não foi o único que ganhou proporções maiores.

Na própria FIFA há quatro anos atrás, a entidade sofreu o maior escândalo envolvendo lavagem de dinheiro em acordos de marketing e de direitos televisivos, passando também pela decisão das sedes de Copa do Mundo. 14 dirigentes acabaram preso na operação chamada de Fifagate, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Outro escândalo no futebol, desta vez envolvendo os sul-americanos foi a de conversas entre o presidente da AFA Julio Grondona e Abel Gnecco, que fazia parte da comissão de arbitragem da Conmenbol. Após o jogo entre Boca Juniors x Corinthians em 2013, foi divulgado áudios sobre possível esquema para escalar o juiz paraguaio Carlos Amarilla na ocasião.

Sendo assim, o Timão saiu derrotado da partida, mas as imagens mostram dois lances que poderiam mudar a história daquela partida. O primeiro foi um impedimento mal marcado, já o segundo uma tapa na bola dentro da área do zagueiro argentino, que não foi marcado.

E também pelo Brasil 

Ivan Garcia
Me chamo Ivan Garcia. Tenho 21 anos, sou estudante do 8º semestre de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e comunicação - FAPCOM. Fanático por todos os esportes, o futebol é algo que sempre esteve comigo, e desde criança sonhava em fazer parte do ramo esportivo. Acredito que não existe emoção maior que não seja no esporte, você fica feliz e triste em questão de minutos, e é isso que me faz gostar cada vez mais.

Artigos Relacionados