Todo fã sabe como funciona a Premier League, mas as demais divisões do Inglês, você sabe como explicar?  Bom, a coluna Reino Unido pelo futebol explicará para você como funcionam as divisões da competição. Às quatro principais competições são: Premier League, Football League Championship, Sky Bet League One e Sky Bet League Two.

PREMIER LEAGUE

Antes de mais nada, todos sabem que essa é a primeira divisão, é formada por 20 times. Da mesma forma que ocorre em outros campeonatos, o Inglês também é disputado por pontos corridos, entre 38 jogos, com turno e returno. Quatro equipes vão disputar a UEFA Champions League, dois disputam a UEFA Europa League, mas como nem tudo são flores, três equipes são rebaixadas.

Aliás, é importante destacar que a Premier League foi fundada em 1992. Isso porque a Football League First Division rompeu com a ELF, visando aumentar as receitas de transmissões de jogos. Definitivamente deu certo, afinal, a primeira divisão do futebol inglês é exibida em mais de 80 países. Os clubes que mais venceram a competição: Manchester United (13), Chelsea (5), Manchester City (4), Arsenal (3), Blackburn Rovers e Leicester City (1).

Manchester City venceu duas vezes seguidas o Campeonato Inglês (Foto: Reuters)
Manchester City venceu duas vezes seguidas o Campeonato Inglês (Foto: Reuters)

CHAMPIONSHIP

Antes de mais nada, a segunda divisão é composta por 24 equipes, diferente da elite do futebol inglês. São três clubes buscando em 46 rodadas subir à primeira divisão. Os dois primeiros conseguem a vaga direta, já o 3º ao 6º colocado, disputam play-offs a fim de definirem a última vaga. O terceiro enfrenta o sexto, enquanto o quarto enfrenta o quinto colocado. Os vencedores se enfrentam na final dos play-offs e quem leva a melhor, conquista a vaga. Os três piores colocados são rebaixados para a League One.

https://twitter.com/SkyBetChamp/status/1201619674162708481

Alguns clubes tradicionais que figuram atualmente na competição: Blackburn, West Bromwich, Leeds United,  Nottingham Forest, Fulham, Millwall, Middlesbrough e Stoke City.

LEAGUE ONE E LEAGUE TWO

Assim como a Championship, a terceira e quarta divisão do futebol inglês são exatamente iguais. É disputada por 24 equipes, que lutam pelo acesso à segunda divisão. O sistema é idêntico ao mencionado anteriormente. Também é importante ressaltar que os 3 últimos da League One são rebaixados para League Two, assim como os três últimos são rebaixados para a National League

Fernando Morales
Nascido em São José dos Campos, 1994, Fernando Morales é jornalista e pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonado por esportes, atualmente, é repórter e comentarista esportivo da Web Rádio Poliesportiva e redator do FNV.

Artigos Relacionados