Entenda a polêmica de Lucas Mezenga com Botafogo

Até a última segunda-feira (28), Lucas Mezenga era reserva imediato na zaga do Botafogo, e se falava até em contratá-lo em definitivo. Entretanto, tudo mudou em menos de 24 horas. Já que o zagueiro de 19 anos entrou com uma ação na justiça para rescindir seu contrato com o Glorioso.

O começo de tudo entre Lucas Mezenga e Botafogo

Em suma, tudo começou quando Lucas se destacou em atuações sólidas pelo Botafogo. Assim, passou a ser de interesse da diretoria a sua contratação em definitivo, como já havia sido noticiado. Contudo, também já era de conhecimento público que o jovem zagueiro tinha proposta muito boa para ele do Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos.

Apesar da proposta ter agradado o Nova Iguaçu, clube que detém os direitos econômicos de Lucas Mezenga, o Botafogo não gostou dos valores envolvidos na multa rescisória para terminar o contrato de empréstimo imediatamente. Assim, estava determinado a não abrir negócio com o clube árabe e sim, negociar em definitivo com Lucas.

A polêmica

Entretanto, tudo mudou a partir da última segunda-feira (28). Assim, Lucas Mezenga passou a querer forçar uma saída do clube carioca, e colocou o Botafogo na justiça. O jogador e seu staff de advogados e empresários alegam que o clube tem uma dívida de cerca de R$20 mil em impostos trabalhistas para pagar ao atleta.

A justiça deu 48h para que Botafogo e Nova Iguaçu se pronunciem sobre o pedido de rescisão do contrato feita pelo jogador. A ação corre na 27ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, sob responsabilidade da juíza Danielle Soares Abeijon.

A grande questão é que quando chegou ao conhecimento da diretoria desta ação na justiça, Lucas Mezenga estava em Salvador, pronto para ser reserva na partida contra o Vitória. Entretanto, a diretoria pediu ao técnico Enderson Moreira que não utilizasse o jogador na véspera da partida. E para o lugar dele, a comissão técnica chamou as pressas o zagueiro da base Ewerton, que chegou a entrar no jogo após a expulsão de Kanu.

Enderson chegou a falar sobre a situação de Lucas Mezenga. Contudo, se limitou a falar apenas da não utilização dele:

“Tive a notícia na terça. A recomendação do clube é para que não utilizássemos ele na quarta. Está a cargo da direção de futebol. Vamos aguardar o que vai acontecer e o que será resolvido.” – afirmou Enderson Moreira

Lucas Mezenga voltou ao Rio de Janeiro ainda na quarta-feira de manhã e não deve mais defender as cores do Alvinegro. 

Foto Destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire
Alagoano, porém criado no Rio De Janeiro. 20 anos. Tenho pra mim que o Jornalismo é uma das profissões mais belas que existem, e é o que eu sei e gosto de fazer desde pequeno. E aliado a isso, tenho uma paixão por esportes.