A 3ª e última rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 está bastante embolada no Grupo 16. O líder é o Figueirense, com seis pontos, mas que ainda não está classificado porque Botafogo-SP e Itapirense têm três tentos cada e podem chegar a mesma quantia dos catarinenses e os passar em saldo. Ainda há o CRB, de Alagoas, que, mesmo sem nenhum ponto, pode vencer e chegar a três tentos e igualar seus rivais em pontos, ficando pendente apenas a questão do saldo que, atualmente, é de cinco negativo. Nesta quarta-feira (9), saberemos os classificados. Às 13h45 tem CRB x Botafogo-SP e às 16h tem Itapirense x Figueirense, ambos no estádio Coronel Chico Vieira, em Itapira, no interior de São Paulo.

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 – Grupo 16 – 3ª rodada

CRB x Botafogo-SP

Com duas derrotas até então, o CRB chega à última rodada da Copinha precisando tirar uma desvantagem de cinco gols, o que, de fato, é uma situação bastante delicada e difícil de reverter. A equipe também precisa torcer por derrota da Itapirense para o Figueirense para seguir na competição.

Já o Botafogo tem situação mais tranquila, mas nada de confortável. O Pantera precisa vencer o rival considerado mais fraco e com remotas chances de classificação para não perder sua vaga para a Itapirense, caso o rival vença o Figueira. Isso porque a diferença entre o time de Ribeirão Preto e o de Itapira é no saldo, sendo um tento positivo para os visitantes e um negativo para os donos da casa.

O técnico Fernando Braghin não repetirá a escalação da última partida. Isso não por questão técnicas ou táticas, e sim físicas e por suspensão. Richard, zagueiro, tomou dois cartões e cumprirá suspensão. João Victor deve ser o substituto. Além disso, o primeiro volante, Edson Silva, o Baiano, e o camisa 10, Andrade, ambos com problemas físicos, são dúvida e podem ser poupados no jogo de hoje, o que até mudaria o esquema tático da equipe. Os destaques do time ficam por conta dos atacantes Luketa e Jonata Machado. Outro nome que pode ser titular é Gregore, outra aposta botafoguense.

Itapirense x Figueirense

Apesar da derrota na primeira partida, a Itapirense conseguiu vence o segundo duelo graças ao gol salvador de , jóia do time. O garoto bateu um papo com o FNV antes da partida. O camisa 23 teve a humildade de dizer que vai esperar sua oportunidade surgir, mas acredita que tenha causado dor de cabeça no técnico Valter após o gol da vitória no último jogo:

“O professor Valter conversa muito com a equipe e está sempre nos motivando da melhor forma. Creio que a equipe está bastante unida e concentrada para sair com a vitória e a classificação na quarta-feira. Graças a Deus fui honrado com o gol da vitória, podendo colocar minha equipe ainda na briga pela vaga na segunda fase. Nosso objetivo é somente ganhar, entrar em campo e dar o nosso melhor. Se fizermos o nosso trabalho bem feito sairemos com aclassificação”, bradou.

O atacante que ainda finalizou sobre a oportunidade de começar como titular, mostrando bastante maturidade:

“Sobre quem vai começar jogando é uma opção do treinador. Eu faço meu trabalho, como fiz na última partida, e espero que ele tenha gostado. Claro que quero começar como titular, mas no próximo jogo não sei qual será a opção do treinador, mas creio que criei dúvida. Mas se eu iniciar no banco e entrar para fazer o gol da vitória novamente, para mim também está tudo certo (risos)”.

https://twitter.com/futebolnaveiabr/status/1082743525295513600?s=19

Já o Figueirense tem uma vida mais tranquila. Além de liderar o grupo com seis pontos e ter 100% de aproveitamento, lutam pelo empate, o que coloca toda a responsabilidade no adversário. Até uma derrota pode classificar o Furacão, desde que não o superem em saldo de gols. O técnico do sub-20, Fábio Matias, falou sobre a preparação da equipe para o confronto decisivo:

“O time tem trabalhado forte para a competição desde a Copa Santa Catarina e a Copa Sul, que jogamos no segundo semestre do ano passado e usamos como laboratório para a Copinha. Esse entrosamento é fundamental para fazermos bons jogos. Estamos todos muito focados nesse jogo contra o time da casa, que sabemos que será mais um confronto difícil, mas temos potencial para buscar a vitória e confirmar a classificação”, destacou o treinador.

O zagueiro Wesley cobra atenção ao grupo para não correr o risco de ficar de fora da próxima fase:

“Temos consciência de que o jogo de hoje será bem complicado e temos que ficar atentos para não sermos surpreendidos e perder a classificação que tanto lutamos pra conseguir”, frisou.

Reconhecido nacionalmente como um dos principais clubes formadores do país, o Figueirense é o único clube catarinense campeão da Copa São Paulo de Juniores. A conquista veio em 2008, quando o time, então treinado por Rogério Micale, superou o Rio Branco-SP na grande final, pro 2 x 0. Na última edição, o Furacão foi eliminado pelo Santos-SP, nas oitavas de final.

Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados