
O Brasileirão termina nesse domingo (06/12) e os clubes já começam a projetar a próxima temporada. Após um ano de fraco desempenho e algumas polêmicas o Flamengo busca se estruturar para uma temporada melhor no ano que vem, e o primeiro passo para essa reestruturação será dado segunda feira, dia 7 de Dezembro, onde os 3 candidatos a presidência do clube vão disputar uma eleição apertada e cheia de rivalidades.
O candidato à reeleição, Eduardo Bandeira de Mello, é representante da chapa azul e promete dar continuidade ao trabalho feito nos últimos 3 anos, com a tentativa de arrumar as finanças do clube e trazer credibilidade ao Flamengo. O fortalecimento do futebol, seja nas contratações quanto nas melhorias das instalações, também faz parte dos planos de Bandeira de Mello.
O principal concorrente de Bandeira de Mello é da chapa verde, seu nome: Wallim Vasconcellos. Aliado de Bandeira de Mello, Wallim foi desligado da chapa azul após discordar de sua candidatura, pois Wallim era o preferido da chapa, inclusive em 2012 quando não pôde se candidatar por questões burocráticas. Wallim já foi vice-presidente de Bandeira de Mello e hoje conta com o apoio da maioria do ex-integrantes da chapa azul e de Zico, o maior ídolo do clube. Sua filosofia é bem parecida com a da chapa azul, porém Wallim promete maiores investimentos no time, além da construção de um estádio.
A verdadeira oposição a atual gestão fica por conta de Cacau Cotta, representante da chapa branca. Cacau era um dos principais membros da diretoria na gestão da Patrícia Amorim. O carro forte de sua campanha é a não elitização da torcida. Frequentador da geral, Cacau Cotta vai na contramão do que está acontecendo no futebol. Outra promessa do candidato é a volta do comando, com pulso firme, além do fortalecimento do plano de sócio torcedor e a construção de um estádio.
A eleição para decidir o comandante do triênio 2016-2018 será uma das mais disputadas da história do clube. A quebra do grupo eleito em 2012 e a forte presença de uma oposição aumentam ainda mais a rivalidade. Diante desses fatores essa foi a primeira eleição de clube a ter debate na TV. A disputa é tão acirrada que os gastos das campanhas é superior a R$1 milhão. Dia 7 de Dezembro será fundamental para o futuro do Flamengo, todo o planejamento para a próxima temporada depende do que irá acontecer nesse dia.