Edmundo: um Animal no Futebol Italiano

- Craque Brasileiro atuou nas cidades de Florença e Nápoles

Um jogador abusado, corajoso, polêmico e habilidoso. Sendo assim, foi chamado de Animal pelo excelente futebol que apresentava, mas, logo depois, o apelido passou a fazer referência ao seu explosivo temperamento. No auge de sua carreira, teve duas passagens nos gramados italianos, desfilando seu talento nos estádios Artemio Franchiem Florença, e San Paoloem Nápoles. Apesar de nenhum título conquistado, Edmundo deixou saudade na primeira torcida, enquanto a segunda prefere esquecê-lo.

Leia Mais:

Kaká no Milan

Dino Zoff: o maior goleiro da história da Itália

Times históricos: Napoli 1986-1990

FIORENTINA

Após conquistar o Brasileirão em 1997 com o Vasco, no qual foi o melhor jogador e artilheiro, com 29 gols, Edmundo foi contratado pela equipe italiana por 9 milhões de euros. Sendo assim, fazendo uma poderosa dupla com o craque argentino Batistuta, Edmundo marcou o primeiro gol em 29 de Março, na vitória por 4 a 0 justamente sobre o Napoli, futuro clube, diante da torcida, em Florença.

Na sequência, Edmundo marcou em 5 de Abril, na vitória sobre o Parma, no estádio Ennio Tardini, e nas goleadas sobre o Brescia por 5 a 1, em casa, e a Lazio por 4 a 1, no estádio Olímpico, em Roma. A Viola amargou a quinta posição no Campeonato Italiano. Desta forma, Edmundo foi convocado pelo treinador Zagallo para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo disputada na França, onde amargou o vice-campeonato.

Sendo assim, a passagem de Edmundo foi marcada por inúmeras polêmicas. Desta forma, em 17 de Outubro, ofendeu o treinador Giovanni Trapattoni após substituição, como já havia feito com Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras. Além disso, em Março de 1999, desfalcou a equipe pulando Carnaval no Rio de Janeiro, revoltando os companheiros e torcida.

NAPOLI

Sendo assim, no início de 2001, após um retorno pífio ao Vasco e uma decepcionante passagem no Santos, Edmundo voltou ao futebol italiano, desta vez para o sul do país. Comparado ao ídolo argentino Maradona, marcou os dois primeiros gols em 25 de Fevereiro, na derrota por 2 a 1 para Bolonha, fora, e no empate por 1 a 1 com o Lecce, em casa. Desta forma, voltou a marcar em 28 de Abril, na derrota por 3 a 1 para o Reggina, fora. Sendo assim, Edmundo marcou pela última vez em 17 de Junho, na vitória por 2 a 1 sobre a Fiorentina, seu ex-clube, fora de casa, não evitando o rebaixamento do Napoli para a segunda divisão italiana.

Foto destaque: Reprodução / Calciopédia

BetWarrior


Poliesportiva


Renan Silva
Renan Silva
25 anos, natural de Osasco. Graduado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Apaixonado por Esportes e Rock n Roll, durante a infância jogou Futebol de Salão e na adolescência praticou Artes Marciais. Sempre teve gosto pela leitura, sendo um fã assíduo das revistas TATAME e PLACAR (da qual possui coleção até hoje).

    Artigos Relacionados

    Topo