É Tetra! Relembre Brasil x Itália pela Copa do Mundo de 1994

O dia 17 de julho de 1994  ficou marcado na memória dos torcedores brasileiros. Em uma final tensa e emocionante no Rose Bowl, Califórnia, o Brasil venceu a Itália por 3 x 2 nas penalidades e ganhou o tetracampeonato. A Seleção Brasileira, comandada por Carlos Alberto Parreira, estava confiante após eliminar Holanda e Suécia. Por outro lado, a Itália, do técnico Arrigo Sachi, tinha chegado à final após vencer a Bulgária na semifinal.

Com isso, diante de um calor escaldante, brasileiros e italianos buscavam o troféu, que coroaria todo esforço e dedicação feito na Copa do Mundo. O Rose Bowl Stadium estava lotado para a finalíssima. 94.200 torcedores esperavam ver um grande jogo dentro de campo.

O JOGO

A partida começou truncada. Muitas faltas e poucas jogadas de perigo. O Brasil tinha maior posse de bola e domínio do jogo, mas não conseguia entrar na forte defesa italiana. Por sua vez, a Itália se defendia, entretanto não ameaçava o gol de Taffarel. A primeira etapa foi tensa e aguerrida, e também marcada pelas lesões. Aos 21′, o lateral direito Jorginho sentiu uma contusão muscular e foi substituído pelo jovem Cafu. Já a Itália teve sua primeira baixa aos 35′. Mussi deu lugar a Appoloni.

Dessa forma, o primeiro tempo teve como destaques as defesas das equipes, que fizeram um bom trabalho. Por outro lado, os atacantes das seleções não criaram chances claras de gols. O Brasil tinha muita esperança na dupla Bebeto e Romário, enquanto os italianos confiavam em Roberto Baggio e Donadoni.

Na etapa final, o jogo ficou mais equilibrado ainda. O Brasil continuou com mais posse de bola. Já a Itália começou a se arriscar mais na partida, em busca da vitória. Com isso, os italianos começaram a armar contra-ataques perigosos. O lance mais claro do Brasil foi aos 30′, com a finalização de longe de Mauro Silva. O volante chutou forte e o goleiro Pagliuca defendeu batendo roupa. Assim, a bola encostou na trave e ficou nas mãos do arqueiro italiano. A resposta da Itália veio aos 36′ após boa jogada de Donadoni. A bola chegou até Baggio que finalizou forte, mas sem direção. A tensão entre as equipes era mais perceptível e iria permanecer durante a prorrogação.

PRORROGAÇÃO

Logo aos três minutos, o Brasil perdeu uma grande oportunidade de abrir o placar. Após cruzamento de Cafu, Bebeto apareceu na segunda trave e chutou para a pequena área. Pagliuca defendeu. No rebote, Romário tentou completar, porém cometeu falta. Assim, a Itália também se arriscou ao ataque. Aos seis, Baggio acertou uma bomba, e Taffarel mandou para escanteio. Já aos 9′, Zinho finalizou e Pagliuca rebateu. O jogo foi se arrastando e as equipes já apresentavam um forte cansaço. Dessa forma, as seleções também não conseguiram sair do zero no tempo extra. Com isso, o título seria definido nos pênaltis.

PENALIDADES

A Itália iniciou a disputa com Baresi. O jogador partiu para a cobrança e isolou. Depois foi a vez do Brasil, com Márcio Santos. O brasileiro bateu mal, e Pagliuca espalmou. Na sequência, Albertini e Romário marcaram e deixaram tudo igual, 1 x 1. Em seguida, Evani bateu no meio e fez. Já Branco chutou firme, e empatou 2 x 2. Massaro foi bater a terceira penalidade e finalizou mal, para a defesa de Taffarel.

Logo depois, Dunga colocou os brasileiros pela primeira vez em vantagem. Craque da Itália, Roberto Baggio era o próximo cobrador e precisava marcar para deixar a Itália ainda viva na disputa. O camisa 10 foi para a cobrança e soltou a perna. A bola subiu e os brasileiros explodiram de emoção. É Tetraaaaa. De um lado, o Brasil comemorava o tetracampeonato de sua história e de outro, os italianos lamentavam a oportunidade desperdiçada.

Foto destaque: Reprodução/Omar Torres/AFP
André Lobato
Sou André Lobato, jornalista de Contagem-MG. Sempre gostei de esportes, em especial o futebol. Foi assim que me tornei jornalista. Amo contar histórias. Atualmente, sou repórter de Futebol Internacional no Portal Esporte News Mundo e setorista do Atlético, no Portal Fala Galo. Também sou criador do @futebolcuriosidade_ no Instagram.

Artigos Relacionados