“É a oportunidade da minha vida”, diz brasileiro Leonai, sobre jogar no Plaza Colonia, em exclusiva

- Meia de 25 anos assinou por três anos com os Patas Blancas e vem sendo um dos destaques do clube na temporada
Leonai com a camisa do Plaza Colonia Dante Fernández - Foco Uy

Nos últimos anos o futebol uruguaio tem sido um bom mercado para os brasileiros. Neste momento, entre 1ª e 2ª divisão, há 11 brazucas por lá. Leonai, ex-jogador do Comercial, foi um dos últimos que chegou ao Uruguai, para jogar com a camisa do Plaza Colonia no início de 2020. Desde então, o meio-campista é um dos grandes destaques da Apertura Uruguaio, sendo titular absoluto da equipe de Matías Rosa. Em entrevista exclusiva ao Futebol Na Veia, o brasileiro falou sobre o início de sua carreira, a chegada e a projeção no Plaza, com qual assinou por três anos.

Início de um sonho

Jogando no futebol amador, Leonai Souza de Almeida sempre sonhou em ser um jogador profissional. Então, mesmo não jogando em nenhuma categoria de base, realizou alguns testes em clubes do interior de São Paulo, próximo a Riberão Preto. Sendo assim, jogou no Jaboticabal, depois foi para o Mato Grosso, onde ficou por volta de 40 dias em busca de realizar um sonho.

Até que Pedro, um amigo próximo de Leonai, conseguiu uma grande oportunidade. Foi ai que ele ingressou no Taquaritinga e enfim, conseguiu se profissionalizar. Tempos depois, Pinho, que era o técnico da equipe, foi para o Comercial e indicou seu jogador de confiança no meio de campo. Posteriormente, juntos conseguiram o acesso à Série A3 do Paulista, em 2018.

https://www.instagram.com/p/BpfNpUslbSF/?utm_source=ig_web_copy_link

Foi lá onde Leonai conheceu o qual é hoje seu empresário, Marcelo Bordon. Então, depois de duas ótimas temporadas, no qual disputou 58 jogos com a camisa alvinegra, o meia recebeu uma grande oportunidade em sua carreira.

“Graças a Deus tive a oportunidade de vir aqui para o Plaza, onde cheguei em janeiro. Estou muito feliz de estar aqui, é a oportunidade da minha vida. Estou podendo ajudar aqueles que acreditaram em mim e aos meus companheiros”.

A chegada ao Plaza Colonia, do Uruguai

O brasileiro assinou um contrato com o clube uruguaio válido por três anos. Portanto, com a visibilidade de estar atuando em uma primeira divisão, acredita que terá mais visibilidade, jogando em um grande clube, que, recentemente, fez história e conquistou o Clausura Uruguaio.

Dessa forma, morando em uma cidade tranquila, além de ter sido bem acolhido pelos companheiros do clube, Leonai espera fazer uma ótima trajetória no futebol uruguaio com a camisa verde e branca. Por falar em adaptação ao país, o brasileiro falou sobre a chegada a uma nova cultura e a parceira com o brasileiro Diogo. Ele que também foi contratado pelo Plaza no início da temporada.

“Levei um tempinho para me adaptar por conta da cultura, que é um pouco diferente do Brasil. A gente tem uma dificuldade um pouco com a alimentação no início, mas é normal. E o futebol aqui é mais pegado, né? É semelhante ao meu estilo de jogo. Então já estou acostumado com esse futebol pegado, bem disputado. Quero levar o Plaza ao mais alto que puder”.

Parceria com Diogo

– É um sempre tentando ajudar o outro da melhor forma possível. Dentro e fora do campo. A adaptação no Plaza foi legal, os uruguaios são bem parceiros. Nos receberam muito bem e nós buscamos sempre fazer o melhor por aqui. E claro, ter outro brasileiro ajuda muito para não sentir tanta falta longe de casa – completou.

Leonai e Diogo juntos em campo com a camisa do Plaza Colonia. Foto: Dante Fernández - Foco Uy

Leonai e Diogo juntos em campo com a camisa do Plaza Colonia. Foto: Dante Fernández – Foco Uy

Projeção de Leonai no Plaza

Até aqui, com 13 pontos em 13 rodadas, o Plaza Colonia está na 12ª colocação do Apertura Uruguaio 2020. Enquanto na tabela do descenso, está com 10 pontos de vantagem para o Boston River, primeira equipe na zona do rebaixamento. Leonai vê isso pelo fato do futebol uruguaio ser muito disputado, com muita raça e, como resultado, faz com que se torne mais equilibrado.

“A diferença do primeiro para o quinto/sexto normalmente é de apenas cinco pontos. Isso por conta raça, gana e entrega que se sobressai muitas vezes. A gente tem que respeitar Peñarol e Nacional, porque a história que eles tem é muito grande. Mas hoje as demais equipes acaba se igualando com os grandes por essa vontade de vencer, encarando todos os jogos como uma final”.

Por outro lado, o Plaza segue vivo na Copa Sul-Americana, na qual, após ser sofrer 1 x 0 para o Zamora, da Venezuela, conseguiu reverter o placar por 3 x 0, em casa. Então, segue aguardando o posicionamento da Conmebol para o retorno da competição. Contudo, em um momento especial na carreira, Leonai diz estar muito feliz no Plaza, pelo qual deseja alcançar grandes conquistar.

“Já estamos na Sul-Americana e quero chegar numa Libertadores, conquistar títulos… Consequentemente coisas maiores viriam a aparecer. Mas meu foco é totalmente aqui. A gente vem fazendo bons jogos, infelizmente, as vezes os resultados não demonstram. Mas buscamos sempre melhorar e conquistar todos os objetivos do Plaza“.

https://www.instagram.com/p/CESVX5lplWA/?utm_source=ig_web_copy_link

Foto destaque: Dante Fernández – Foco Uy

Thiago Lopes

Sobre Thiago Lopes

Thiago Lopes já escreveu 586 posts nesse site..

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

BetWarrior


Poliesportiva


Thiago Lopes
Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados

Topo