
No ultimo dia 7 de janeiro, Eduardo Pereira Rodrigues, mais conhecido como Dudu, completou 29 anos de idade. O atacante ídolo da torcida do Palmeiras atualmente está emprestado para o Al-Duhail, do Catar. No entanto, sua Identificação com o time Alviverde ainda é muito forte e as esperanças que o craque possa voltar para vestir a camisa 7, ainda não morreram. Dessa forma, desde a sua chegada em 2015, Dudu se mostrou um jogador diferente, versátil, sempre partindo para drible sem medo do marcador. Além disso, fez gols importantes e por isso deixou a sua marca na história do Palestra.
Sendo assim, a Coluna Rasgando o Verbo desta terça-feira (12), faz uma singela homenagem ao atacante Dudu, mostrando toda sua trajetória no Palmeiras e como o clube teve a “sorte” de encontrar mais um craque para vestir a camisa 7, que já foi de Edmundo, Paulo Nunes, Ademar Pantera dentre outros ótimos jogadores.
VOLTA LOGO, PELO AMOR DE DEUS!!!!! A gente te ama, Dudu! Deus te abençoe pic.twitter.com/W0WuVBhoYc
— 🇧🇷🇵🇹 (@ComentPalmeiras) January 7, 2021
2015: A CHEGADA NO PALMEIRAS
CHAPÉU NOS RIVAIS
No final de 2014, já era certo que Dudu não ria renovar seu contrato com o Grêmio. A partir daí, começou a ser divulgado na mídia varias especulações que o jogador negociava com São Paulo e Corinthians para ser o seu futuro clube. No entanto, após muitas especulações chegou a ser dado como certo seu acerto com o Corinthians. Vale ressaltar que, em nenhum momento o nome do Palmeiras apareceu como um clube que disputava a contratação do atacante. Mas, o Verdão apareceu de surpresa e o contratou em 12 de janeiro de 2015 por quatro temporadas, comprando 50% dos direitos federativos do jogador e aplicando o que a mídia chamou de “chapéu” nos rivais.
COPA DO BRASIL: PRIMEIRO TÍTULO
Em 2015, o Verdão passava por uma imensa reestruturação. Portanto, foram contratos muitos jogadores e a expectativa de conquistar algum titula era um longo prazo. No entanto, já no início da temporada a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira chegou na final do Campeonato Paulista, onde disputou o taça contra o Santos. Porém, após ganhar o primeiro jogo, em casa por 1 x 0. A equipe do Palmeiras não conseguiu repetir o resultado positivo, perdeu no tempo regulamentar e na disputa de pênaltis novamente foi derrotado por 4 x 2.
Contudo, sabemos que o mundo dá voltas, assim os momentos de glórias ainda iriam chegar para Dudu, vestindo a camisa do Palmeiras. Ainda em 2015, Oswaldo de Oliveira é demitido para o seu lugar Marcelo oliveira foi contrato. Desse modo, a equipe Alviverde começou a trilhar um caminho rumo ao título da Copa do Brasil, uma caminhada repleta de jogos emocionantes. Assim, Dudu começou a ser um destaque do time, sendo uma peça fundamental na criação de jogadas no ataque. Ao chegar na final, o Palestra novamente enfrentou o Santos, mas dessa vez o resultado foi diferente.
No primeiro jogo, disputado na Vila Belmiro, o Peixe conseguiu um resultado positivo de 1 x 0. Entretanto, na partida de volta com o Allianz Parque recebendo a sua primeira final, após a inauguração em 2014, Dudu mostrou todo seu potencial como jogador. Dessa forma, o atacante palmeirense surpreendendo a todos, marcou dois na partida ajudando o Palmeiras a decidir a finalíssima novamente nas penalidades. Sendo assim, nos pênaltis brilhou a estrela de Fernando Prass e o Palmeiras se sagrou Tricampeão da Copa do Brasil.
2016: USA A 7 E A FAIXA!
CAMPEONATO BRASILEIRO: MAIS UM TÍTULO NA CONTA
Em 2016, o Palmeiras comandado pelo técnico Cuca, iniciou o Campeonato Brasileiro um pouco desacreditado após alguns vexames na Libertadores e no Paulistão. Mas, desde o começo da competição o treinador falava que juntos, o elenco iria conquistar o título do Brasileirão que não era conquistado desde 1994. Desse modo, Dudu foi escolhido para ser o Capitão do time ao longo do campeonato. Então, o jogador conhecido por sempre reclamar muito com a arbitragem e levar cartões amarelos se tornou um jogador mais responsável. Assim, o Verdão fez uma ótima campanha e conquistou o título. Dudu nesta temporada fez 53 jogos, marcou 9 gols e fez 12 assistências. Ademais, se tornou o maior artilheiro do Allianz parque e esteve presenta na seleção dos melhores do Brasileirão.
2018: ENTRANDO PARA HISTÓRIA
CAMPEONATO BRASILEIRO: TERCEIRO TÍTULO
Em 2018, Felipão assumiu o Palmeiras, após a demissão de Roger Machado. Dessa forma, o treinador montou um time para disputar as copas, sendo Libertadores e Copa do Brasil, e outra equipe para jogar o Campeonato Brasileiro. Dudu por ser o principal jogador do time, estava presente em todos jogos independente da competição. No final, o Verdão acabou conquistando somente o Campeonato Brasileiro e o camisa 7, sempre ganhando o devido destaque. Ainda em 2016, Dudu atingiu a marca de 200 jogos disputados com a camisa do Alviverde e foi eleito o melhor jogador do Brasileirão.
2020: O ANO DE DESPEDIDA
Em 2020, Dudu começou o ano vestindo a camisa do Palmeiras e quebrando seu próprio recorde. No dia 20 de fevereiro de 2020, em partida válida pelo Campeonato Paulista, contra o Guarani, o atacante completou 300 jogos com a camisa do Verdão, marcando o gol da vitória por 1 a 0, no Allianz Parque. No entanto, o futebol foi interrompido por um tempo no Brasil e no Mundo, devido a pandemia da Covid-19. Nesse período, o jogador acabou tendo alguns problemas pessoais. Assim, quando o Campeonato Paulista estava próximo de retornar, Dudu foi emprestado para o Al-Duhail, do Catar com a opção de compra.
A saída do atacante colocou o ponto final em um ciclo de cinco anos, vestindo a camisa do Palmeiras. Ao todo, foram 305 jogos, 70 gols, 75 assistências e três títulos conquistados. Além disso, durante quatro anos o jogador esteva presente na seleção dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, mesmo o Alviverde não conquistando o título. Por fim, com essa marca de 70 gols no total, o jogador se tornou o maior artilheiro do clube no século XXI, ultrapassando Wagner Love com 54.
Aqui você vibrou, chorou e sorriu. Levantou taças, fez gols decisivos e alcançou recordes. Ídolos são para sempre e você jamais será esquecido! 7️⃣#ObrigadoDudu pic.twitter.com/goAuUHfCuT
— SE Palmeiras (de 😷) (@Palmeiras) July 20, 2020
QUAL A IMPORTÂNCIA DE DUDU, NA HISTÓRIA DO PALMEIRAS – OPINIÃO
Em 2015, ninguém esperava que Dudu se tornaria esse ídolo que é hoje. Desde a sua contratação, o atacante se mostrou diferente, preferindo o Palmeiras ao invés dos rivais. Dentro de campo, um jogador inquestionável, sempre mostrando muita garra, força e vontade com a camisa do Palmeiras. Aliás, ele fez o que poucos jogadores fazem hoje em dia, honrou a camisa do clube que possui uma brilhante história, paga seu salario, oferece uma ótima estrutura para trabalhar e tem uma torcida intensamente apaixonada.
A camisa 7 sempre ficou marcada ao ser usada por grandes craques, Dudu se tornou mais um deles. Um atleta que o Palmeiras sente falta, mas que um dia pode estar de volta para dar muitas alegrias aos torcedor palmeirense.
Hoje é aniversário do baixola, vulgo Dudu. Parabéns craque e volta logo para o Palmeiras! pic.twitter.com/1mCMLLYfWO
— Raça Palmeirense (@racapalmeirense) January 7, 2021
Foto Destaque: Reprodução / @Palmeiras / Twitter oficial do Palmeiras