O SK Slavia Praga, clube da primeira divisão tcheca, vendeu uma parte majoritária de suas ações para o Sinobo Group, da China, dos mesmos donos do atual campeão da Copa da China e time do brasileiro Renato Augusto, Beijing Guoan. A compra é extremamente estratégica, onde o Sinobo assume a maioria das ações do grupo estatal chinês CITIC, que assumiu a propriedade do clube de seu detentor original, o CEFC. CITIC continua a ser o proprietário da minoria do Slavia, mas a distribuição do percentual das ações não foi divulgada. O grupo também receberá os direitos de nomeação da Eden Arena, estádio do Slavia Praga, que sediou a Supercopa da UEFA de 2013, que se tornará o Estádio Sinobo (ou Sinobo Stadium).
Grupo Sinobo se torna dono majoritário do Slavia Praha football, da República Tcheca.
A empresa que também é dono majoritário do #BeijingGuoan, já mudou o nome do estádio da equipe europeia para Sinobo Stadium.#FuteboldaChina pic.twitter.com/XfIkRe2eme
— Futebol da China (@futeboldachina_) November 20, 2018
A nova parceria vai iniciar uma cooperação com o desenvolvimento de academias na China, assim como o recrutamento de jogadores, desenvolvimento comercial e a definição de um padrão de operação e gestão para as primeiras equipes masculina e feminina. O Sinobo Group é um recém-chegado ao futebol que só comprou o clube de Pequim no início de 2017. Jinhui Zhou, presidente do Sinobo Group, disse, em um anúncio, que as duas cidades compartilhavam muitas semelhanças na história, como arquitetura e cultura, e agora no futebol. Zhou disse que achava que o clube seria o cartão-postal de Praga na China, permitindo que mais chineses entendessem melhor a capital da República Tcheca.
北京国安の筆頭株主である中赫(Sinobo)グループがチェコ・スラビアプラハの株式を取得し筆頭株主に。スタジアム名もSinoboStadiumになるよう@FCBeijingGuoan @BeijingGuoan_ #北京国安 https://t.co/hLPLjYcHlq
— ZZ (@guojiadui) November 21, 2018
Fundado em 1892, o Slavia Praga é um time conhecido no cenário europeu, participando de Champions League e etc, mas não chegando longe. É o segundo maior vencedor do Campeonato Tcheco com 15 títulos. O principal jogador da história do clube provavelmente é o austríaco (depois naturalizado tcheco) Josef “Pepi” Bican, um dos maiores goleadores de todos os tempos, que em oito temporadas pelo clube marcou 328 gols. Segundo a RSSSF, especialista em estatísticas esportivas, Bican (pronuncia-se Bítsan) teria sido o maior artilheiro da história do futebol com 1.468 gols marcados incluindo jogos amistosos que disputou, porém, tal informação nunca foi oficialmente comprovada, sabendo que os números de Josef que se tenha conhecimento de documentação sejam insuficientes para chegar a uma conclusão final. Apesar da carência de dados sobre seus números, ele ainda é considerado um dos maiores artilheiros da história do futebol.