lukebakio

Destaque na última temporada da Bundesliga e na seleção sub 21 da Bélgica, Dodi Lukebakio surge como nome para a nova geração de ouro belga. Com nomes como Lukaku, Hazard, De Bruyne e Witsel, a comparação dentro da Seleção da Bélgica torna-se absurdamente desigual. No entanto, Lukebakio pode ser considerado um jogador estrela. Afinal, mesmo sentindo o peso dessas comparações, consegue evidenciar seu talento. Com apenas 21 anos, foi negociado por dois dígitos e joga em um dos principais campeonatos europeus.

O atacante iniciou sua carreira na Bélgica, jogando pelo Anderlecht, onde conseguiu destacar e ser notado pelo Toulouse. Na França, não teve muito brilho e, acabou voltando para seu país de origem. Jogando pelo Charleroi, o cenário mudou e, Lukebakio acabou indo para o Watford. Porém sua experiência na Inglaterra não foi boa. Brigando por posições, o jogador não conseguiu se estabelecer e ficou sem espaço na Premier League.

Lukebakio acabou emprestado para o Fortuna Düsseldorf em 2018. Uma única temporada foi suficiente para mostrar seu potencial. Logo depois de sua chegada, adaptou-se ao modelo alemão e, mostrou que consegue desempenhar diversos papéis em campo, principalmente pelo centro, quando joga na formação 4-3-3. O jogador foi decisivo em diversos jogos importantes e marcou 14 gols em 34 jogos. Seu hat-trick contra o Bayern de Munique despertou o interesse de outros clubes. O atacante foi negociado em 2019 com o Hertha Berlin, que pagou 20 milhões de euros pelo jogador. Assim, as expectativas para a atuação de Lukebakio nessa temporada são altas.

Seleção

Suas participações em seleção começaram com a equipe do Congo, afinal o jogador também possui cidadania congolesa. No entanto, suas habilidades promissoras e de longo alcance logo foram parar na seleção belga, na qual joga definitivamente. Lukebakio tem grande explosividade física, sua velocidade e capacidade de analisar o jogo, além de grande controle da bola, são características determinantes. Assim, possui grandes chances de trilhar uma bela história e fazer parte da nova geração dourada da Seleção da Bélgica.

Foto Destaque: Divulgação/Seleção Belga

Emanuelly Cardoso
Emanuelly Cardoso, 18 anos. Estudante de jornalismo, apaixonada pelo mundo da comunicação. Gosto de levar a vida com alegria e leveza. Sempre tive interesse por esportes, cultura e questões sociais. O futebol foi o tema que meu coração escolheu para falar sobre meus interesses e dar voz ao que me conecta com o universo.

Artigos Relacionados