E mais de um século depois da divisão amarga que levou à formação de um dos clubes mais bem-sucedidos do futebol britânico e à rivalidade duradoura. O derby de Merseyside é o jogo de derby mais jogado, mais duradouro do futebol inglês. E nasceu da linha de aluguel do Anfield, a mais famosa história de aluguel do futebol.

Quando o Everton foi forçado a se mudar da Priory Road para Anfield em 1884, expulso por causa do tamanho da multidão que atraía para uma arena. Que agora é o local de um posto de gasolina, o futuro do clube estava ameaçado por causa do custo de construção um novo estádio. Dois membros do comitê de administração, William Barclay e W Jackson, foram a Houlding, um rico empresário e amante de esportes. E pediram que ele comprasse o clube. O custo de construção de um novo estádio era de £ 6.000 – numa época em que £ 1.000 pagariam o salário de um time de futebol inteiro por um ano inteiro. A Houlding não recebeu garantias, com um aluguel máximo de 100 libras por ano em troca, mas ele concordou em que o Everton pudesse continuar.

Anfield Road antigamente. (Reprodução/Internet)

A história de trás de Anfield

Joseph Orrell herdou o terreno em que Anfield foi construído de seu pai em 1883 e o colocou à venda em 1885. Houlding comprou, pelo uso do Everton Football Club, por 5.228 libras, 11 xelins e 11 pence, com custos legais arredondados para 6.000 libras. Houlding entregou 2.000 libras de sua própria fortuna – e fez uma hipoteca para pagar o restante pagando juros de 3%.

O Everton atraía regularmente portões de 14.000 e 15.000 para Anfield. Assim, o clube estava claramente se beneficiando financeiramente, mas Houlding continuava recebendo apenas 250 libras por ano de aluguel pelo uso do terreno. John Houlding propôs converter o Everton em uma empresa, a fim de angariar capital para a compra do estádio. William Clayton se opôs ao esquema.

E como o grupo de Clayton era em grande parte a maioria, então o grupo separatista que se dirigia para Goodison Road levaria o nome Everton com eles e o grupo de Houlding precisaria considerar um novo nome. Em 15 de março de 1892, em uma reunião anual geral dos membros do Everton Football Club, John Houlding foi afastado da presidência do clube por votação.

A criação do Liverpool

Em seguida, a reunião foi convidada a votar se o Everton Football Club se uniria à Athletic Grounds Company, Limited. Essa resolução não foi realizada pelos membros. Mas Houlding viu a inscrição na parede. Algumas fontes afirmam que ele se aposentou em sua casa na Stanley House, em Anfield Road, junto com vários amigos íntimos, onde William Barclay sugeriu que “o clube deles” deveria ser conhecido como “Liverpool”.

Não há provas escritas disso, mas em 3 de junho de 1892, o Liverpool Football Club finalmente adotou seu título histórico. Everton e Liverpool haviam nascido – e uma das rivalidades mais amargas do futebol. Os dois clubes entraram em conflito pela primeira vez apenas dois anos depois. Eles estão em conflito desde então.

Matheus Carvalho
Matheus Carvalho
Sou Matheus Carvalho, carioca, tenho 20 anos e curso Jornalismo. O esporte sempre esteve na minha vida e provavelmente sempre estará. E como todo brasileiro sou apaixonado por futebol

Artigos Relacionados