Desclausurando o Uruguaio é uma coluna que explora curiosidades sobre o futebol Charrua, a fim de dividir tudo o que acontece, como, quando e por quê. Tudo em primeira mão sobre o campeonato que vem ganhando muito destaque no Brasil. E aí, vamos nessa? Embarque com a gente e “desclausure-se”!
O Campeonato Uruguaio é um pouco confuso e para salientar alguns pontos, vamos utilizar alguns dados do futebol brasileiro para ficar melhor elucidado o formato/sistema de disputa do torneio. O Campeonato Uruguaio é dividido em três partes: Apertura, Intermédio e Clausura.
Sistema de futebol uruguaio – Desclausurando
- O campeão do Apertura foi o , torneio este equivalente ao 1º turno do Brasileirão, como se o São Paulo fosse o Nacional (dados 2018).
- O Intermédio é como se fosse uma Copa do Brasil, também vencido pelo , mas que, neste caso, será representado pelo Cruzeiro (dados 2018).
- O campeão do Clausura foi o , torneio este equivalente ao 2º turno do Brasileirão, onde a equipe carbonera seria o Palmeiras (dados 2018).
Para se definir o campeão uruguaio de 2018, o vencedor do Apertura enfrenta o do Clausura em jogo único que, no caso, foi Nacional x Peñarol. Ou, na nossa analogia, São Paulo x Palmeiras.
O vencedor desta partida enfrentaria a equipe de melhor campanha da tabela geral (que soma os pontos de todos os três torneios) em dois duelos para definir o campeão geral. Neste caso, o Peñarol foi o melhor da tabela geral ou, em nossa analogia, o Palmeiras.
Disputa final
Assim sendo, o se o Nacional vencesse o Peñarol neste jogo único, haveriam mais dois jogos entre as equipes para que o Tricolor tentasse ser campeão, pois os Aurinegros tinham a vantagem por ter sido líder da tabela anual. Porém, como o Peñarol venceu, não houve necessidade de mais dois jogos. Ou seja, é como se o Palmeiras tivesse uma vantagem contra o São Paulo por ter a melhor campanha do campeonato e tivesse vencido o jogo de decisão entre os campeões de turnos.
E aí você se pergunta: para que serve o Torneio Intermédio que equivale a uma espécie de Copa do Brasil? No Uruguai não há uma Copa do Uruguai. Então, o Intermédio não dá vaga a Libertadores, mas, sim, para a Supercopa Uruguaya. Esta que é realizada em janeiro do ano seguinte (27 de janeiro de 2019, na ocasião). O campeão dele, Nacional, no caso, ou Cruzeiro na analogia, enfrenta o campeão uruguaio, o Peñarol, ou o Palmeiras na analogia. Ou seja, teremos mais um Superclássico Uruguaio decisivo em 2019.