Benzema não deve retornar a seleção francesa

A ausência de Karim Benzema na lista dos convocados da seleção francesa voltou a ser debate na França. Na última sexta-feira (11), em um documentário, Didier Deschamps falou sobre sua decisão de não convocar o atacante do Real Madrid. O relacionamento entre os dois não é dos melhores desde que o treinador decidiu deixar o craque de fora depois que o ‘caso Valbuena’ surgiu em 2015.

O treinador, campeão da Copa do Mundo na Russia em 2018, declarou que não vê o retorno de Benzema a seleção. “É uma decisão esportiva, só acho que a escolha dele não seria boa para a seleção. Considero as coisas baseadas no que considero melhor para a seleção francesa e o que essa camisa representa, só isso“. Deschamps comentou isso no documentário que foi ao ar após a vitória da França sobre a Islândia por 1 x 0, jogo válido pela Eliminatórias da Euro 2020.

O caso Valbuena incentivou, de forma negativa, as chances do craque do Real Madrid ser convocado enquanto Deschamps é o técnico da seleção francesa. O ponto principal da ausência na lista de convocados de Benzema para a Eurocopa de 2016 (na França) e as declarações subsequentes do atacante afirmando que o treinador “cedeu à pressão de uma parte racista em seu país”, foram determinantes para essa decisão do treinador. Em sua posição, quem vem atuando é Olivier Giroud, centroavante do Chelsea, bastante questionado por sua limitação técnica, segue sendo titular absoluto. Na Copa do Mundo, em 2018, disputou os sete jogos e foi campeão sem marcar nenhum gol.

CASO VALBUENA ENVOLVENDO BENZEMA

Valbuena registrou uma queixa depois receber as primeiras ligações de chantagistas que alegaram ter um vídeo de conteúdo sexual no qual o meia estaria envolvido. Sendo assim, caso não pagasse uma certa quantia em dinheiro, o vídeo seria divulgado. Foi ai que Benzema entrou no caso, durante a concentração da seleção francesa. Advertido por seu amigo de infância Zenati, o jogador do Real Madrid incentivou Valbuena a pagar os chantagistas, o que foi interpretado pelos instrutores como uma cumplicidade na chantagem. Dessa forma, Karim foi acusado por esse crime, que poderia ter punição com até cinco anos de prisão e 75 mil euros de multa.

VALBUENA E BENZEMA NA SELEÇÃO FRANCESA

Valbuena realizou 52 partidas com a camisa da seleção francesa. Ao todo, o meia marcou oito gols, além de 20 assistências, grande parte em jogos amistosos. Por outro lado, Benzema disputou 81 jogos, onde marcou 27 gols e deu 18 assistências. O craque, até então camisa 10 da França, fez uma boa participação individual na Copa do Mundo de 2014, onde participou de cinco gols. Seu último jogo pela França foi em 8 de agosto de 2015, quando os franceses venceram a Arménia por 4 x 0, onde o atacante marcou duas vezes e serviu Griezmann com um passe.

Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados