A Itália é sem dúvida um país que sempre apresentou um futebol de alto nível. Além de times excepcionais, o campeonato também têm jogadores habilidosos que são conhecidos no mundo inteiro. Com isso, é normal que exista uma grande rivalidade entre diversos times pelo país. Pensando nisso, o Futebol na Veia preparou uma semana especial para os fãs do calcio. Durante sete dias, a página vai apresentar grandes clássicos dentro do cenário nacional e, para a primeiro texto, você conhecerá um pouco mais sobre o Derby Della Madonnina: Milan x Internazionale.

ORIGEM DA RIVALIDADE

Dentre a rivalidade das duas equipes, existem diversos fatores que originaram esse “conflito”. Dessa forma, a principal razão é o fator político. O Milan foi fundado no ano de 1899 e, em seus primeiros anos de vida era comandado por ingleses e suíços. Contudo, em relação aos atletas, o time não permitia jogadores de outras nacionalidades. Com essa restrição por parte do Rossoneri, uma certa parcela de sócios da equipe decidiram fundar a Internazionale no ano de 1908, com o objetivo de ser totalmente ao contrário do futuro rival. Com isso, a Inter tinha o objetivo de ter um metodologia acolhedora, democrática e internacional.

Ademais, além desse fator importante para a história de maneira geral, existe outra questão que faz esse derby ter a concorrência que tem. Dessa maneira, ambas as equipes foram fundadas na mesma cidade, Milão. Por fim, o primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu no ano de 1908, poucos meses após a fundação da Inter. Assim, em um amistoso, o Milan saiu vitorioso na primeira partida entre as duas equipes. O placar do jogo foi de 2 x 1 para o Rossoneri.

HISTÓRICO DO CONFRONTO

O confronto entre o dois sempre foi muito equilibrado, tanto em relação de vitórias quanto em questão de títulos. Dessa forma, o Derby Della Madonnina já teve um total de 209 partidas oficiais, com uma pequena vantagem por parte da Inter. Assim, o Nerazzurri venceu 76 vezes, sendo 8 vitórias a mais que o rival, que venceu 68 – Além de 65 empates. Já em relação a gols, a disputa é mais acirrada ainda, mas a Internazionale também vence nesse quesito, sendo 279 x 274.

Além do jogos, também existe uma grande rivalidade em relação aos títulos, que faz o a disputa entre as duas equipes ser ainda mais grandiosa. Dessa forma, a Internazionale já tem 5x Supercopa da Itália, 7x Copa Itália, 18x Campeoanto Italiano, 2x Série B do Campeonato Italiano, 3x Europa League, 3x Champios League e 3x Mundiais. Do outro lado, o Milan já conquistou 7x Supercopa da Itália, 5x Copa Itália, 18x Campeoanto Italiano, 2x Recopa da Europa, 7x Champios League e 4x Mundiais.

PARTIDAS E JOGADORES MARCANTES DO DERBY

Com tantos confrontos entre as duas equipes, sem dúvida alguma o Derby carrega grande momentos. Dentre eles, existem goleadas que aconteceram no decorrer dos anos, sendo a vitória da Inter por 5 x 0 em 1910 e a vitória do Milan por 6 x 0 em 2001 – Atualmente essa são as maiores goleadas do clássico entre os times. Dentre os jogos marcantes, está as quartas de final da Champions League 2004/2005, onde o Milan venceu o Nerazzurri  pelo placar agregado de 5 x 0.

Em relação aos jogadores desse Derby, existem diversos que foram marcantes, porém existem dois em especial, sendo eles Andriy Shevchenko e Giuseppe Meazza. Shevchenko é o artilheiro do Milan no clássico, tendo marcado um total de 14 gols.  Meazza também é o artilheiro, porém no lado da Internazionale, tendo balançado as rede 13 vezes. Além disso, existem outros dois atletas que são considerados grandes lendas dessas equipes e que foram as que mais disputaram esse confronto. Paolo Maldini do lado do Rossoneri já entrou em campo em 56 jogos contra a Inter, enquanto na Nerazzurri, Javier Zanetti disputou 47 partidas.

CURIOSIDADES DO CONFRONTO

O Milan tem o recorde de vitórias seguidas no Derby, sendo seis no total (entre fevereiro de 1911 e fevereiro de 1919 e entre maio de 1946 até abril de 1948). Ademais, o gol mais rápido feito no clássico foi por parte da Internazionale, com Sandro Mazzola, que marcou com apenas 13 segundos em 1963. Posteriormente, o gol mais longínquo foi marcado pelo Rossoneri Zapata, aos 52′ do segundo tempo, no ano de 2017.

Concluindo, o Derby é marcado por um outro fato interessante. Com isso,  o jogador que mais marcou gols em uma única partida entre Milan x Internazionale é brasileiro. José Altafini conseguiu marcar quatro gols na vitória por 5 x 3 do Rossoneri em cima do Nerazzurri. Essa partida aconteceu em 1960.

Por fim, o Derby Della Madonnina tem muito mais história do que somente nos gramados. Com isso, esse confronto pode ser facilmente considerado o maior da Itália e um dos maiores do mundo. Milan e Internazionale representam um jogo onde sempre tem emoção e, estando em fase ruim ou boa, quando o derby acontece, todos querem ver. Gostou da história? quer saber sobre outros clássicos italianos? Não se preocupe, no decorrer da semana terá ainda mais histórias como essa onde você fica sabendo sobre a diversas informações sobre os clássicos italianos, grandes jogadores e muito mais.

Foto Destaque: Reprodução/Flickr

Daniel Marques
Daniel Marques
Me chamo Daniel Castro Marques, tenho 18 anos e adoro esportes no geral, mas tenho uma paixão especial pelo futebol. Quando criança, tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas por diversos fatores isso não foi possível. Então encontrei outra forma de me manter próximo do esporte. Através do jornalismo posso me manter atualizado e falar sobre o que mais gosto. Meu sonho é poder participar de um grande evento futebolístico, a UEFA Champions League em especial. Atualmente moro em Guarulhos-SP e estou cursando jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Facebook: Daniel Castro Marques Instragram: @dandan_marques194

Artigos Relacionados