Dérbi Ibérico: a relação entre Espanha e Portugal

- Com grandes conquistas, ambas as equipes passaram por longos jejuns
Dérbi Ibérico

Localizados geograficamente lado a lado, Espanha e Portugal sempre estiveram próximos, como nas Grandes Navegações e na colonização da América. Assim também, no futebol, os países também têm uma relação muito importante. O Dérbi Ibérico, como é conhecido, teve a sua primeira partida no início da década de 20 e conta com grandes confrontos.

As duas equipes acabaram se enfrentando em 35 oportunidades durante os 99 anos de confrontos. Dessa maneira, a Seleção Espanhola leva a melhor, já que venceu em 13 partidas. Enquanto isso, aconteceram outros 16 empates. Por fim, os portugueses conquistaram apenas seis vitórias. Além disso, são os últimos campeões europeus. Na Eurocopa de 2008 e 2012, a Espanha foi campeã, enquanto Portugal venceu em 2016.

O INÍCIO DO DÉRBI IBÉRICO

O primeiro encontro entre as duas equipes foi especial. Na ocasião, em 18 de dezembro de 1921, a Seleção de Portugal disputou o seu primeiro jogo, onde encarou a Seleção da Espanha. Assim, a partida teve como cenário o Campo de O'Donell, em Madri. Contudo, a estreia portuguesa não foi muito positiva. A La Fúria acabou levando a melhor, por 3 x 1.

Seleção Portuguesa de 1921 – a primeira (Foto: O Curioso do Futebol)

Na sequência dos confrontos, a Espanha continuou dominando as partidas e arrancando vitórias. Isso aconteceu por longos anos. Entre as principais vitórias espanholas está uma goleada histórica. Em 1934, no Estádio Chamartín, a La Fúria venceu por 9 x 0. Isidro Lángara anotou cinco gols na ocasião. Já o primeiro empate foi anos antes. Em marco de 1929, os times ficaram no 2 x 2.

FIM DO JEJUM PORTUGUÊS…

A primeira vitória dos portugueses aconteceu no ano de 1947. Em um amistoso, acontecendo no dia 26 de janeiro, a Espanha não conseguiu segurar os adversários. Jogando no Estádio Nacional Jamor, em Lisboa, a Seleção Portuguesa bateu os espanhóis por 4 x 1. Nos próximos duelos, começou a se instaurar um equilíbrio no retrospecto. Com isso, as coisas mudaram.

… E INÍCIO DO JEJUM ESPANHOL

Em 1949, nas Eliminatórias da Copa do Mundo, as Seleções se reencontraram. Foi o primeiro jogo fora dos amistosos. Na ida, o placar ficou no 1 x 1. No entanto, no jogo de volta, que aconteceu em Madri, a Espanha venceu por 5 x 1. No torneio, a Espanha acabou caindo no quadrangular final, após empatar com o Uruguai (que foi o campeão), e perder por 6 x 1 para o Brasil e outros 3 x 1 para a Suécia.

Seleção Espanhola na Copa do Mundo de 1950 (Foto: UOL)

Com isso, em 1958, quando venceu Portugal por 1 x 0, foi o último jogo em que os espanhóis souberam o que era uma vitória no dérbi ibérico, começando um jejum. Foi uma série de 45 anos sem vencer. Assim, foram oito encontros, onde os portugueses venceram dois e outros seis empates ocorreram. Entre os duelos, um foi válido pela Eurocopa de 1984, que acabou em 1 x 1. Na ocasião, na fase de grupos, ambos os times se classificaram. Na semifinal, Portugal foi eliminado pela França, que levou a melhor contra a Espanha na final, saindo campeã.

DÉRBI IBÉRICO NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Em 2003, a La Fúria voltou a vencer no dérbi ibérico. Em um amistoso, em Guimarães, em Portugal, os espanhóis venceram Portugal por 3 x 0. Os gols foram anotados por Joseba Exteberría, Joaquín Sánchez e Diego Tristán. A resposta aconteceu um ano depois. Sendo assim, na Euro de 2004, Nuno Gomes marcou e fez Portugal vencer, deixando os espanhóis fora da competição.

Quatro anos depois, o dérbi ibérico voltou a acontecer. Em 2010, na Copa do Mundo, as seleções se encontraram nas oitavas de final. Dessa forma, David Villa anotou o gol da vitória da Espanha, que eliminou Portugal da competição. Na sequência, os espanhóis bateram o Paraguai, a Alemanha e a Holanda, se consagrando a campeã do mundo. Naquele ano ainda, um amistoso aconteceu, onde os Quinas bateram a Seleção Espanhola por 4 x 0. O jogo aconteceu no Estádio da Luz, em Lisboa.

Cristiano Ronaldo entre as Seleções na Eurocopa de 2012 (Foto: EFE)

Dois anos depois, outro encontro. Pela Euro de 2012, em jogo válido pelas semifinais do torneio, os times ficaram no 0 x 0 no tempo regular e na prorrogação. Com isso, nos pênaltis, Pepe e Nani converteram para os portugueses, enquanto Iniesta, Piqué, Sergio Ramos e Fábregas anotaram, classificando os espanhóis. Naquela edição, a Espanha também saiu campeã.

O último duelo aconteceu seis anos depois. Em 2018, pela Copa do Mundo, que aconteceu em Sóchi, na Rússia, novamente Espanha e Portugal se reencontraram. Assim como na Eurocopa de 1984, as equipes integraram o mesmo grupo, avançando juntas para as oitavas de final. O duelo aconteceu no dia 15 de junho, com os times ficando no 3 x 3. Tanto os espanhóis quanto os portugueses não passaram das oitavas, sendo eliminados pelo Uruguai e pela Rússia, respectivamente.

Foto destaque: Reprodução/BeSoccer

BetWarrior


Poliesportiva


Lauren Berger
Lauren Berger
Lauren Berger, gaúcha e apaixonada por futebol. Cresci vendo grandes nomes do Brasil em campo e um sentimento especial cresceu em mim. Vi Ronaldinho Gaúcho, Fernandão, Cristiano Ronaldo, Iniesta e foi amor à primeira partida. Estudo na Universidade Luterana do Brasil-RS.

    Artigos Relacionados

    Topo