Na estreia das duas seleções na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, a Espanha superou a África do Sul e conseguiu a vitória neste sábado (8), no Estádio Océane, em Le Havre, na França. Fechando a primeira rodada do grupo B, do qual o time espanhol é líder com 3 pontos, as meninas das duas equipes fizeram um grande jogo.
Thembi Kgatlana, de 23 anos, entrou para a história como autora do primeiro gol do país africano em Copa do Mundo. A atacante, no Campeonato Africano de 2018, balançou as redes cinco vezes em cinco jogos. Os outros gols da partida foram marcados por Jenni Hermoso e Lucía García. Esta é a primeira Copa da equipe sul-africana e a segunda da espanhola.
Contents
1º tempo
Aos 5 minutos, a equipe espanhola já obrigou a goleira adversária a fazer a primeira defesa, com um chute de Mariona. oDessa maneira, jogo começou com a Espanha conduzindo a partida, tocando a bola e tentando armar as jogadas. Aos 12’, Mapi León, cobrando falta, arriscou, contudo a bola foi por cima do gol. Posteriormente, a resposta da África do Sul veio com Vilakazi, também batendo falta, chutou forte, mas foi para fora.
As sul-africanas abriram o placar com 25’, depois de belo chute de Thembi Kgatlana. A equipe adversária sentiu o gol e tentou empatar a partida, mas sem sucesso. 72% da posse de bola para o time europeu e 10 finalizações e 28% para o time africano, que finalizou duas vezes.
As soon as it left her boot, she knew. #ESPRSA | #FIFAWWC pic.twitter.com/XDxo8C7lwA
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) June 8, 2019
2º tempo
A equipe vermelha voltou com duas mudanças. Lucía García e Aitana Bonmatí entraram nos lugares de Amanda e Losada. Aos 5’, Mariona tentou empatar, mas a goleira salvou. As meninas sul-africanas seguraram bem o ataque adversário até a metade da segunda etapa. Aos 25’, de pênalti, Jenni Hermoso empatou.
Depois do gol, a equipe continuou buscando o ataque e, aos 35’, com a ajuda do VAR, a árbitra assinalou novamente penalidade máxima para as espanholas. Dessa maneira, Hermoso, mais uma vez, marcou e virou a partida. Com 44’, o time espanhol fez o terceiro com Lucía García, após assistência de Torrecilla.
https://twitter.com/sefutbolfem/status/1137418771583442948?s=21
E agora?
Pela segunda rodada do grupo B, o time espanhol entra em campo com a Alemanha na quarta-feira (12), às 13h (horário de Brasília). Em contrapartida, a equipe sul-africana pega a China na quinta-feira (13), às 16h.