
Mais um jogador estrangeiro chega à Superliga Chinesa. A bola da vez é o belga Mousa Dembéle, de 31 anos. O meio-campista estava há seis temporada no Tottenham e resolveu trocar o clube inglês pelo chinês. A venda foi acertado por um total de 11 milhões de libras, algo em torno de 53 milhões de reais. E para quem pensa que o jogador está velho ou em fim de carreira se engana. Maurício Pochettino, técnico do jogador nos Spurs, definiu o meia como “gênio”. O Guangzhou R&F já anunciou seu novo reforço por meio de redes sociais e apontou: “O clube está convencido que a contratação de uma estrela de classe mundial como Moussa Dembélé permitirá melhorar a competitividade da equipe”. Ainda elogiaram o jogador: “capacidade física e o controle de bola notável”.
https://twitter.com/GuangzhouRFFC/status/1085843464917463040
O belga esteve na última Copa do Mundo com sua seleção e foi titular contra a Inglaterra e a França, além de ter entrado em outros jogos. Fez parte do elenco nos Jogos Olímpicos de 2008 e das Copas do Mundo de 2014 e 2018, além da Euro 2016. Mousa chegou ao Tottenham após se destacar no Fulham. Pelo time londrino nunca foi campeão, mas chegou a ser eleito, em 2012, o 91º melhor jogador do mundo pelo The Guardian.
Tendo começado a carreira como atacante, papel do qual atuou até 2011, Dembélé joga principalmente como meio-campista central. No entanto, também jogar como meia-atacante, justamente por conhecer a função. Foi descrito por Jim White, do Telegraph, como um jogador de futebol que é “grande, poderoso e tecnicamente talentoso”. Antes de rumar o Tottenham, o técnico do rival, Manchester United, Sir Alex Ferguson, elogiou o jogador do Fulham. Desde então, surgiram rumores de uma possível ida para os Red Devils, algo que, para a mídia, cairia como uma luva no gigante inglês: “Dembele é exatamente o que o Manchester United precisa no meio-campo central. Ele mostrou em Old Trafford no meio de um campo de quatro homens que ele pode controlar os jogos com sua habilidade de drible e passe. Ele é bem o que Alex Ferguson espera. O brasileiro (Anderson) nunca conseguiu realizar seu potencial”, comentou Greg Stobart.
Seu manager no Fulham, Martin Jol, chegou a dizer: “Dembélé é provavelmente o melhor jogador de futebol que eu já treinei”. O ex-meia Jermaine Jenas, um colega de equipe de Dembélé no Tottenham, elogiou a sua “capacidade de ultrapassar”, comentando que o belga é “muito bom tecnicamente”, ao mesmo tempo que o comparava a um aspirador de pó, na medida em que “absorvia toda a pressão e depois soltava a bola”. Se pressionado, ele é forte o suficiente para segurar o tranco e tem visão de jogo para passar com precisão. Dembélé afirmou que Patrick Kluivert foi um herói de infância e que o seu estilo de jogo foi comparado ao de Kluivert.
https://twitter.com/mousadembele/status/1085900915423404034
“Eu sempre digo a ele: ‘Mousa, quando eu escrever meu livro, você será um dos meus gênios que eu tive a sorte de conhecer‘”, disse Pochettino em março de 2017. “Um era Maradona; também Ronaldinho, Okocha e Iván de la Peña – ele também era um gênio – e depois Mousa. Sempre dizemos a Mousa que, se o tivéssemos levado aos 18 ou 19 anos, ele se tornaria um dos melhores jogadores do mundo”, comentou seu agora ex-treinador e, obviamente, fã. Por meio das redes sociais, Dembélé se despediu dos companheiros de equipe e da torcida:
“Desejo apenas o melhor para o Tottenham Hotspur no futuro e estou animado para o próximo capítulo emocionante na minha vida! Eu deixo Spurs hoje com um monte de amor no meu coração e memórias de momentos fantásticos. Obrigado a todos os meus companheiros inacreditáveis, os funcionários e fãs de todo o seu apoio no meu tempo no clube. Ouvir meu nome cantado no WHL & Wembley me deixou incrivelmente orgulhoso” .