imagem destacada

Não faltam elogios quando se trata de Daniel Alves e Marcelo, os dois laterais são referências do futebol brasileiro, mas também representam jogando por seus respectivos clubes. O questionamento sobre qual dos dois jogadores é melhor em campo vêm de muito tempo e ainda continua. Dani tem uma carreira mais extensa que o lateral do Real Madrid, mas isso não deixa os brasileiros livres de muitas comparações. Hoje, analisaremos o retrospecto desses dois gigantes do futebol, para descobrir quem de fato é melhor.

DANIEL ALVES

O lateral direito já começou a carreira brilhando, sua estreia como titular foi no Bahia, onde Daniel Alves marcou um gol e sofreu um pênalti. Seu primeiro título, ainda pelo Tricolor de Aço, foi a Copa Nordeste de 2002, ano seguinte à sua estreia. No segundo semestre de 2002, Daniel foi contratado pelo Sevilla, onde foi muito vitorioso, conquistando cinco taças pelo clube espanhol.

Durante sua carreira, o brasileiro teve passagens por grandes clubes, como Juventus, Barcelona, PSG e Seleção Brasileira. Aos 36 anos, Dani é o jogador com mais títulos da história do futebol, à frente até de Pelé, e o primeiro a quarenta taças.

Em 2019, Daniel Alves foi campeão pela 2ª vez da Copa América, somando quatro taças pela seleção canarinha após duas conquistas da Copa das Confederações. Com o troféu do ano de 2019, o Vampiro baiano conquistou seu primeiro título como capitão da seleção, também foi eleito o melhor jogador da Copa América 2019. Atualmente, Daniel atua pelo São Paulo.

https://www.instagram.com/p/B_P1TKhHDOp/

MARCELO

Enquanto, Dani Alves teve passagens por vários clubes, Marcelo se concretizou no Real Madrid, seu primeiro e único clube na Europa. Sua carreira começou no Fluminense, onde foi promovido ao profissional em 2005, porém não demorou muito para o brasileiro se tornar alvo do Real. Em 2006, o jogador estreou como substituto no clube de Madrid, em uma derrota por 2 x 1, contra o La Coruña pelo campeonato espanhol.

O brasileiro teve altos e baixos em sua carreira, mas seus momentos de ascensão falaram mais alto, pelo Real Madrid, conquistou 21 títulos, sendo um dos jogadores com mais taças no clube espanhol. Além do sucesso na Espanha, Marcelo tem um grande destaque na Seleção Brasileira, convocado pela primeira vez em 2006, e deste então vem colecionado experiências com a camisa amarela.

Pela seleção, Marcelo foi campeão da Copa das Confederações em 2013, e disputou duas copas do mundo. O brasileiro bateu na trave de ser campeão olímpico em 2012, ficando com a medalha de prata na competição. Por muitos, o lateral do Real é considerado um dos melhores de sua posição.

https://www.instagram.com/p/B7PIpy4o-0S/

EIS A QUESTÃO: O DESTRO OU O CANHOTO?

É indiscutível que ambos jogadores são grandiosos para o futebol mundial, sendo muito difícil encontrar laterais de tamanha habilidade. O lateral direito ganhou títulos por todos os clubes no qual teve passagem e continua buscando conquistar taças pelo clube atual, o São Paulo. Já o jogador do Real Madrid passou maior parte de sua história pelo time espanhol, no qual atua até hoje.

Marcelo conquistou quatro mundiais de clubes vestindo a camisa dos merengues, e esses são poucos dos vinte e um que o lateral possui pelo Real. Inclusive, o brasileiro marcou o terceiro gol da histórica vitória do Real Madrid sobre o Atlético de Madrid na final da Liga dos Campeões em 2014. Não podemos negar que a ousadia de Dani Alves chama a atenção, o baiano procura sempre se arriscar em novos desafios e sempre se destaca. Além disso, o número de títulos do brasileiro é surpreendente, Daniel conquistou vinte títulos somente em sua passagem pelo Barcelona. 

Decidir entre Daniel Alves e Marcelo é realmente difícil, mas analisando o retrospecto e histórico desses gigantes do futebol brasileiro. No meu humilde ponto de vista, Dani Alves entrou pra história do futebol, podendo SIM considerado melhor que nosso querido Marcelo Twelve. A lateral direita será sempre bem representada se tivermos o baiano ocupando-a.

Foto destaque: Reprodução/Phil Noble/Reuters

Lívia Marques
Escolhi jornalismo porque sempre foi minha paixão, fiz estágios em assessoria de imprensa e escrevi algumas matérias pra uma agência de publicidade, meu maior objetivo é conseguir me destacar na área esportiva e ir cada vez mais longe falando sobre o que eu amo.

Artigos Relacionados