Cruzeiro

O uruguaio Paulo Pezzolano será o treinador do Cruzeiro para 2022. O nome foi confirmado pelo clube nas redes sociais na noite desta segunda-feira (3). Ele desembarcou em Belo Horizonte para assinar com a Raposa por um ano, com possibilidade de renovação.

Pezzolano trará uma equipe de três pessoas: o auxiliar-técnico Martín Varini, o preparador físico Gonzalo Álvarez e o analista de desempenho Matias Filippini.

Eles se apresentam terça-feira (4) na Toca da Raposa, dia da reapresentação do elenco para a pré-temporada. Segundo o clube, o novo comandante deverá participar de uma coletiva virtual nos próximos dias. Aos 38 anos, ele substitui Vanderlei Luxemburgo, que deixou o cargo logo depois da aquisição de 90% das ações do clube por Ronaldo Fenômeno, quando o clube deu início ao “ajustes orçamentários”.

Chego para continuar escrevendo história, com muito trabalho e muita dedicação“, disse Pezzolano em seu vídeo de apresentação.

Conheça Paulo Pezzolano: novo técnico do Cruzeiro

Paulo Pezzolano é um ex-jogador que atuava como meia. Foi revelado pelo Rentistas em 2001 e passou boa parte da carreira jogando no futebol uruguaio.

No Brasil, teve passagem pelo Athletico-PR entre 2005 e 2006, onde conheceu Paulo André. Logo depois de anunciar a aposentadoria, em 2016, aos 33 anos, Pezzolano assumiu o comando do Torque-URU, último clube que havia atuado. Assim, em seu primeiro de ano de trabalho conquistou a segunda divisão e colocou o Torque na elite uruguaia.

Em seguida, levou o Liverpool-URU ao primeiro título de expressão. Em 2019, o clube de Montevidéu faturou o Torneo Intermedio – um curto torneio disputado entre o Apertura e o Clausura, turnos da primeira divisão uruguaia. Por fim, Pezzolano treinou o Pachuca-MEX e por duas vezes conquistou à classificação a liga continental.

FOTO DESTAQUE: Divulgação/Cruzeiro

Izabela Avelar
Jovem jornalista mineira, apaixonada por esportes e o turbilhão de sensações que as competições esportivas proporcionam.