Coutinho pode ser utilizado no jogo entre Barcelona e Bayern de Munique

Nesta sexta-feira (14), Barcelona e Bayern de Munique se enfrentarão pelas quartas de finais da Champions League no Estádio Luz, em Lisboa, às 16h (Horário de Brasília). Em jogo único, a vitória é imprescindível e ambas as equipes estarão a todo o vapor. Emprestado aos Bávaros, mas pertencendo ao Barça, Philippe Coutinho poderá ser escalado para enfrentar seu clube, já que não existem cláusulas que impeçam o jogador de enfrentar seu time de origem.

COUTINHO: BARCELONA x BAYERN

Em janeiro de 2018, o Barcelona pagou ao Liverpool cerca de 130 milhões de euros e multa rescisória de 400 milhões de euros (1,5 bilhão na cotação da época) para ter o meia brasileiro. Assinando por cinco temporadas, Phillipe Coutinho não conseguiu se firmar na equipe, onde marcou 21 gols e deu onze assistências nas 76 partidas em que esteve presente no time catalão. Todavia, venceu dois Campeonatos Espanhóis e uma Copa do Rei. Por conseguinte, o Bayern de Munique pagou 8,5 milhões de euros (R$ 37,7 milhões) para ter o meia emprestado na temporada 2019/2020. Apesar de ter feito uma boa campanha na equipe, o presidente do clube bávaro anunciou que os dirigentes não executarão a opção de compra do atleta no valor de 120 milhões de euros (723,6 na cotação atual).

Pelas quartas de final da Champions League, Barcelona e Bayern de Munique se enfrentarão em Lisboa.  O duelo ocorrerá em jogo único e será de extrema importância para Coutinho. O atleta poderá jogar tendo em vista que nenhuma cláusula presente no contrato impede que o jogador participe de embates entre ambas os times. O meia, ex-Vasco, terá a chance de surpreender o clube espanhol e alemão, já que a equipe catalã demostra interesse em negociá-lo na próxima janela de transferência. Contudo, segundo informado por seu assessor, o camisa 10 sonha em voltar à Premier League, onde teve seus momentos de glória.

https://twitter.com/FCBayern/status/1163366238782984193?s=20

BARCELONA

A fim de continuar a trajetória de não cair nas oitavas de finais, como aconteceu há 13 anos, o Barcelona busca conquistar sua 5ª taça. Por outro lado, após desempenho insuficiente no Campeonato Espanhol 2019/20, o Barça continua apresentando dificuldades de entrosamento. Mesmo vencendo o Napoli pelas oitavas de final por 3 x 1, a equipe do técnico Quique Setién planeja relocar as bases do time. Segundo o Mundo Deportivo, os catalães mudarão o esquema tático, de 4-3-3 para 4-4-2. Deste modo, Antoine Griezmann ficaria na reserva para um  maior dinamismo de Lionel Messi e Luis Suárez no sistema ofensivo.

Ainda mais, Rakitic seria colocado no banco e Busquets, Vidal, De Jung e Sergi Roberto começariam na titularidade. O camisa 10 da equipe catalã sofreu entrada dura de Kalidou Koulibaly e durante a semana gerou fortes discussões acerca de sua participação na partida das quartas de finais. Entretanto, o craque apareceu recentemente treinando com uma proteção na perna esquerda, o que deu esperanças à torcida espanhola. Por conseguinte, Ousmane Dembelé deverá reforçar o Barça após se recuperar de lesão.

COUTINHO X BAYERN DE MUNIQUE

Campeão Alemão com duas rodadas de antecedência, os Bávaros tiveram a melhor campanha dentre os clubes europeus. Com 100 gols acumulados na Bundesliga e somando 82 pontos ao término da competição, 13 a mais que o 2° colocado, Borussia Dortmund, o Bayern não deixou a desejar.  Foram 26 vitórias, quatro empates e apenas quatro derrotas. Por outro lado, na Liga dos Campeões não foi diferente. Nos últimos dois jogos da competição, contra o Chelsea, a equipe do técnico Hans-Dieter Flick massacrou o adversário dentro e fora de casa. No primeiro confronto, ocorrido antes da pandemia, o clube alemão foi ao Estádio Stamford Bridge e venceu por 3 x 0. Em contrapartida, no último sábado (8), no Estádio Allianz Arena, o Gigante da Baviera goleou mais uma vez o rival por 4 x 1.

Neste último confronto, Phillipe Coutinho entrou na 2ª etapa e contribuiu com assistência para o terceiro gol. Ao que tudo indica, o meia brasileiro não estará presente como titular, mas poderá ser utilizado como peça chave. Listado por muitos como um dos melhores jogadores da atualidade, Robert Lewandowski será o maestro da equipe. O jogador polonês conquistou o título de maior artilheiro da Bundesliga com surpreendentes 34 gols em 31 partidas. Por outro lado, Flick poderá contar com Thomas Muller, maior assistente do alemão com 21 passes em 33 jogos. Ademais, Ivan Perišić poderá ser utilizado no meio campo, Neuer no gol e Boateng no sistema defensivo.

EXPECTATIVAS

O jogo promete ser eletrizante. Contudo, o Bayern de Munique possui vantagem tendo em vista o desempenho demostrado nas últimas partidas. Vindo de uma vitória massacrante contra o Chelsea e tendo conquistado o troféu do Campeonato Alemão, atualmente, a equipe de Lewandowski mostra superioridade em todos os sistemas quando comparados ao Barcelona. Por outro lado, mesmo deixando o título do Campeonato Espanhol escapar para seu maior rival, o Real Madrid, os Blaugranas contam com uma forte linha de frente orquestrada por Lionel Messi e Luis Suárez. O vencedor da partida enfrentará o ganhador de Manchester City e Lyon, que jogarão no próximo sábado (15) no Estádio de Alvalade às 16h (Horário de Brasília). Independente de quem vencer, as futuras partidas terão embates interessantes, visto que RB Leipzig, Atlético de Madrid, Atalanta e PSG ainda estão no páreo para conquistar o troféu da Champions League.

Foto destaque: Reprodução/Reuters

Iara Alencar
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas, apaixonada por esportes e com pretensão de alavancar na carreira de assessoria de comunicação ou imprensa, precisamente no âmbito esportivo (futebol de preferência). O objetivo é aperfeiçoar a construção dos textos, a fim de sair da zona de conforto dos gêneros que estou habituada a escrever (reportagens e artigos opinativos), além de abranger meus conhecimentos pessoais e profissionais. Tenho 23 anos, sou bastante comunicativa, perfeccionista em suas limitações e persistente em tudo o que faço.

Artigos Relacionados