Após clube sendo rebaixado por não pagar suas dívidas, do qual o El Tanque Sisley foi rebaixado antes do início do Campeonato Uruguaio 2018, parece que as coisas vão entrando nos eixos na organização do futebol celeste. O Conselho da Liga, formado por membros da FIFA, vai controlando, acertando pendências e tornando o calendário cada vez mais atrativo. A principal novidade para 2019 foi a criação da Copa Uruguaia.

O torneio será organizado pela Associação Uruguaia de Futebol, todas as equipes de todas as divisões do futebol uruguaio (1ª, 2ª e 3ª divisão) se enfrentarão e esta será a temporada de estreia do certame. Será a primeira vez que equipes de todas as divisões disputarão o mesmo troféu. Antes desta competição, com formato similar, só uma copa interdivisional, denominada Torneo de Copa, que foi uma tentativa da AUF de realizar um campeonato entre os clubes de 1ª e 2ª divisão, mas ocorreu apenas em 1969, sendo cancelado no mesmo ano, tendo como campeão o Rampla Juniors.

Organização da Copa Uruguaia 2019

A Copa Uruguaia 2019 será disputada por 64 equipes no sistema de eliminação direta e o campeão vai conseguir um lugar para a Copa Sul-Americana 2020. 16 times serão da 1ª divisão, 14 da 2ª divisão e 12 da 3ª divisão da AUF. Os outros 22 clubes se classificarão através da Copa Nacional de Clubes, organizada pela Organização de Futebol do Interior (OFI), esta que rege todo o futebol uruguaio, com exceção ao departamento de Montevidéu.

A OFI define seu futebol como amador e é composta pelas ligas de futebol do interior do Uruguai afiliadas à Associação Uruguaia de Futebol, mas que não competem nela. Atualmente conta com 145 mil jogadores federados, dos quais 2.250 são mulheres. A Copa El País, por questões de patrocínio, é um dos torneios mais tradicionais do Uruguai, sendo ofuscado apenas pela 1ª divisão uruguaia, onde a maioria dos clubes é de Montevidéu. O torneio não tem data definida para começar.

https://twitter.com/OFIUruguay/status/1085216854875033600

Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados