Copa do Mundo: Fifa anuncia potes para sorteio das eliminatórias europeias

- Evento acontecerá no dia 7 de dezembro; sistema garante 13 vagas diretas para o torneio no Catar
Copa do Mundo: Fifa anuncia potes para sorteio das eliminatórias europeias (Foto: Divulgação/FIFA)

A FIFA anunciou nesta sexta-feira (27) como ficarão os potes para o sorteio das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022. Além disso, divulgou que a divisão dos grupos será feita no dia 7 de dezembro, em Zurique, na Suíça.

O torneio deve ocorrer entre março e novembro do ano que vem, dando 13 vagas diretas para o evento no Catar. Dessa forma, de acordo com seu ranking, a FIFA definiu como cabeças de chave: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Holanda. Sendo assim, os times não podem cair no mesmo grupo. A divisão dos outros países também seguiu a lista.

Copa do Mundo: Fifa anuncia potes para sorteio das eliminatórias europeias (Foto: Divulgação/FIFA)
Copa do Mundo: Fifa anuncia potes para sorteio (Foto: Divulgação/FIFA)

Ao todo, serão 10 grupos, sendo metade com cinco times e a outra parte com seis. Dessa forma, França, Inglaterra, Bélgica e Itália, que estão na fase final da Liga das Nações ficarão nos grupos menores por conta de datas. Por outro lado, os países do pote 6 estarão nos grandes.

Sendo assim, os primeiros de cada grupo terão acesso à vaga direta para a Copa do Mundo de 2022. Por outro lado, os 10 segundos colocados irão para uma repescagem que também contará com dois países que foram líderes de seus grupos na Liga das Nações e não tiveram vaga direta ao Mundial. A etapa com 12 equipes deve ocorrer em março de 2022.

Confira os potes das eliminatórias para a Copa do Mundo:

1: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Holanda

2: Suíça, País de Gales, Polônia, Suécia, Áustria, Ucrânia, Sérvia, Turquia, Eslováquia e Romênia.

3: Rússia, Hungria, Irlanda, República Tcheca, Noruega, Irlanda do Norte, Islândia, Escócia, Grécia e Finlândia.

4: Bósnia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia do Norte, Albânia, Bulgária, Israel, Bielorrússia, Geórgia e Luxemburgo.

5: Armênia, Chipre, Ilhas Faroe, Azerbaijão, Estônia, Kosovo, Cazaquistão, Lituânia, Letônia e Andorra.

6: Malta, Moldávia, Liechtenstein, Gilbratar e San Marino.

Foto Destaque: Divulgação/FIFA

BetWarrior

Renan Liskai
Renan Liskai
Muito prazer! Sou Renan Liskai, paulista, natural de Santo André. Desde 1998 falando, respirando, sorrindo, chorando e enlouquecendo por futebol. A vida de goleiro não deu certo, mas o jornalismo sempre esteve ali. Descobri que se não podia estar dentro de campo ou das quadras, eu poderia estar do lado de fora, mas sempre vivendo tudo isso. Sou daqueles que não perde um jogo de futebol por nada, seja ele qual for. Costumo dizer que esse esporte é assunto mundial e que não há uma pessoa no mundo que nunca tenha falado sobre tudo que acontece dentro e além das quatro linhas. Assim como todo mundo, carrego uma história e experiências. Sou filho, irmão, neto, amigo e sempre serei um eterno aprendiz dessa vida.

Artigos Relacionados

Topo