Copa do Mundo

Há mais de 54 anos acontecia a oitava Copa do Mundo da FIFA. Dessa maneira, a disputa foi sediada no país da realeza mais famosa do globo, a Inglaterra. Sendo assim, foi nessa edição que a nação sede levou pela primeira e única vez a antiga Taça Jules Rimet. A Coluna Reino Unido pelo Futebol vai abordar as principais curiosidades dessa competição tão importante.

UMA BREVE HISTÓRIA

Em 1960, a FIFA escolheu a Inglaterra para ser a anfitriã da Copa do Mundo para celebrar o centenário da associação mais antiga de futebol do mundo, a The Football Association. A competição mundial ocorreu entre os dias 11 e 30 de julho de 1966.

Portanto, aconteceu nas cidades inglesas de Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester, Middlesbrough, Sheffield e Sunderland. Além disso, contou com a presença de apenas 16 seleções. Dessa forma, o Continente Africano boicotou a disputa já que não concordou com a forma de qualificação das equipes. Dentre os times classificados, Portugal e Coreia do Norte eram as estreantes.

A RIXA ENTRE A ALEMANHA OCIDENTAL E A INGLATERRA

Engana-se quem acha que a disputa entre as duas grandes seleções só foi na final. Sendo assim, as duas nações foram rivais na tentativa de serem as sedes da Copa do Mundo de 1966. Como já noticiado, o país dos Beatles levou a melhor por 34 votos a favor, contra 27 da Alemanha. Além disso, as equipes voltaram a se encontrar na última partida da competição.

E SE GEOFF HURST NÃO TIVESSE DESEMPATADO NA FINAL DA COPA DO MUNDO?

Naquela edição, não havia a realização dos pênaltis. Dessa forma, caso houvesse um empate, as equipes teriam que disputar uma nova partida. Os dois gols de Geoff Hurst na prorrogação foram fundamentais para a festa inglesa. Por outro lado, o ex-atacante já havia marcado outro tento no jogo, sendo o único jogador a marcar um hat-trick em uma final de Copa do Mundo.

https://twitter.com/futtmais/status/906957880598900739?s=21

CORRIDA ENTRE CÃES MAIS IMPORTANTE QUE FUTEBOL NA COPA DO MUNDO

A partida entre França e Uruguai teve que ser realocada para um estádio que não fosse o Wembley. Sendo assim, o jogo de futebol não era tão importante na época quanto a corrida entre cachorros da raça Galgo Inglês ou Greyhound, conhecida como a mais rápida do mundo. A disputa teve que acontecer no Estádio White City, sede dos Jogos Olímpicos de 1908.

Foto destaque: Reprodução/ AP

Avatar
Nataly Lopes
Desde a adolescência, eu sempre fui apaixonada pelo Jornalismo. Sempre fui uma pessoa curiosa, determinada, que gosta de escrever e pesquisar. Eu estou no quarto período da graduação em jornalismo na UFAL e tive pouco contato com o mundo esportivo. Mas, já fiz algumas reportagens sobre. Sempre gostei muito de acompanhar esportes, principalmente futebol, e espero conhecer ainda mais essa área com essa iniciativa do Futebol na Veia.

Artigos Relacionados