Estados Unidos

Na coluna Desbravando o Tio Sam dessa semana, vamos falar da melhor campanha dos Estados Unidos em Copas do Mundo. Sendo assim, vamos falar sobre a Copa do Mundo de 1930, sediada no Uruguai, um resumo rápido sobre aquela copa que foi a primeira da história. Além disso, vamos falar também sobre a campanha da seleção norte-americana.

COPA DO MUNDO DE 1930

Antes de mais nada, vamos falar sobre aquela copa do mundo em si. A sede no Uruguai, foi escolhida por diversos motivos. O Uruguai estava completando 100 anos de sua primeira constituição. Além disso, a seleção uruguaia tinha sido medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Verão de 1924 e 1928. Todas as partidas daquela Copa foram disputadas na capital, Montevidéu, nos três estádios principais da época, Centenário, Gran Parque Central e Pocitos.

Ao todo 13 Seleções participaram daquela copa, sendo sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte. Sendo assim, Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, Estados Unidos e México foram as seleções escolhidas. Por fim, foi feito quatro grupos onde somente o primeiro avançava.

ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos caíram no Grupo 4, juntamente com Bélgica e Paraguai. O primeiro jogo da seleção norte-americana aconteceu no dia 13/07/1930 contra a Bélgica. Naquela ocasião os EUA venceram por 3 x 0, gols de McGhee, Tom Florie Bert Patenaude. O segundo jogo dos EUA aconteceram no dia 17/07/1930, novamente a equipe americana venceu sua partida por 3 x 0 com o hat-trick de Bert Patenaude – que em 2006 a FIFA reconheceu como o primeiro hat-trick de uma Copa do Mundo. Sendo assim, a equipe conseguiu avançar para as Semifinais onde enfrentou a Argentina. Entretanto, eles perderam de goleada, 6 x 1 para os hermanos, o único gol saiu do escocês Jim Brown.

A equipe acabou ficando com a 3º colocação da Copa do Mundo de 1930, melhor colocação até hoje dos Estados Unidos. Em 1986, a FIFA publicou o relatório com a classificação geral, levando em conta a pontuação das equipes na fase de grupos e fase final. Sendo assim, os EUA ficaram com o 3º lugar (como na época não houve disputa de 3º e 4º lugar) pelo seu saldo de gol de +1, marcou sete gols e sofreu seis gols. Já que a Iugoslávia, 4º colocada marcou 7 gols e sofreu também sete gols.

Foto Destaque: Reprodução/Esportes IG

Marcos Sibinel
Marcos Sibinel
Olá, me chamo Marcos Sibinel, tenho 23 anos e curso jornalismo na Anhembi Morumbi. Nunca tinha pensado em seguir uma carreira como jornalista, mas foi quando cursava Relações Internacionais que percebi que tinha uma vontade de trabalhar com esportes. Fui então pesquisando sobre o curso de jornalismo esportivo que surgiu um grande interesse, além de amar nosso futebol, tenho vontade também de fazer o outro futebol, o americano, crescer ainda mais aqui no Brasil. Foi então que decidi que queria jornalismo esportivo. Twitter: @masibinel / Instagram: @masibinel

Artigos Relacionados