Copa do Mundo 1930

Há 90 anos, se iniciava a primeira Copa do Mundo da história. O evento foi realizado no Uruguai, país que completava o centenário de sua primeira constituição. Além disso, reuniu 13 seleções e mostrou o potencial que tal torneio poderia alcançar. E alcançou. Sendo assim, nesta segunda-feira (13), as homenagens vão ao maior campeonato do mundo. Ou, talvez, de todo o universo.

A primeira edição do torneio teve seu início no dia 13 de julho de 1930. E colocou frente a frente a seleção da França diante do México. Além da partida entre Estados Unidos e Bélgica. A seleção uruguaia realizou sua primeira partida no dia 17, diante do Peru, e conquistou uma vitória magra por 1 x 0. No entanto, três dias depois, goleou a seleção romena pelo placar de 4 x 0 e demonstrou que era a favorita a conquistar a Copa do Mundo.

Brasil 1930
Foto: Reprodução/CBF

A , a Seleção Argentina e a forte Iugoslávia. E, curiosamente, teve duas goleadas pelo mesmo placar. 6 x 1 pros uruguaios diante da seleção iugoslava e outro 6 x 1 pró argentinos contra a equipe americana.

Deste modo, a grande decisão foi disputada entre Uruguai e Argentina, no dia 30 de julho. Porém, sem grandes sustos, os anfitriões confirmaram o seu favoritismo e venceram pelo placar de 4 x 2. Quatro anos depois, a seleção uruguaia se recusou a participar da 2ª edição do torneio. Este que aconteceu na Itália e mais uma vez teve a seleção da casa como campeã.

Uruguai 1930
Foto: Divulgação

O MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO

Atualmente, a Copa do Mundo é o maior campeonato do planeta. Visto que nenhum outro torneio gera tanta audiência e grandeza igual o campeonato mundial de seleções. Na edição de 2018, os números totais de telespectadores chegaram à 3,5 bilhões de pessoas. Além disso, apenas a grande final entre França e Croácia reuniu 1,1 bilhão de audiência.

França 2018
Foto: Reprodução/Twitter/@equipedefrance

Apesar do fracasso nas primeiras edições do torneio, o Brasil se consolidou como a maior seleção do mundo. Já que se tornou o primeiro país a levantar o troféu em cinco oportunidades. A Itália, segunda campeã mundial da história, também se consolidou como um gigante mundial e já soma quatro títulos da Copa do Mundo. Ademais, a Seleção Alemã também foi campeã mundial quatro vezes.

O Uruguai, primeiro campeão mundial da história, conquistou o título apenas mais uma vez, em 1950, diante do Brasil, em pleno Maracanã. Todavia, já completa 70 anos sem títulos mundiais. Além do mais, outros países como a França, Espanha, Inglaterra e Argentina também chegaram ao topo do mundo em outras edições.

Por fim, 90 anos após seu início, é nítida tamanha grandeza que a Copa do Mundo alcançou. Um campeonato que, mesmo realizado apenas a cada quatro anos, é capaz de parar o planeta e reunir os melhores jogadores do maior e mais famoso esporte do mundo. E enquanto seu centenário se aproxima, os fãs do futebol esperam ansiosamente pelas próximas edições.

Foto destaque: Reprodução/FIFA

Lucas Feyh Martins
20 anos e futuro jornalista esportivo. Paixão em escrever por esportes, principalmente o futebol.

Artigos Relacionados