Copa das Nações Africanas

De antemão, a pandemia do novo coronavírus pareceu afetar a realização de mais um torneio importante no futebol mundial. Dessa forma, nesta terça-feira (30), a Confederação Africana de Futebol, a CAF, anunciou o adiamento da Copa das Nações Africanas. O adiamento aconteceu por conta da Covid-19, porém, recentemente, a República Democrática do Congo declarou um novo surto de ebola, que poderia se espalhar pelo continente africano. Só que, no período entre os dias 13 ao 19 de maio, não houve mais  relatos da doença.

Mais de 500 pessoas morreram em segundo maior surto de ebola da história. Foto destaque/Divulgação Folha UOL.

A competição, que seria realizada em janeiro de 2021, passará a ser disputada no ano seguinte, em 2022. Por outro lado, a competição feminina do torneio foi cancelada e não tem nova data divulgada para o seu início. “A saúde é nossa prioridade número 1. Temos de continuar vigilantes”, disse a presidente da Confederação Africana de Futebol, Ahmad Ahmad. O anúncio foi feito no momento em que a pandemia do novo coronavírus ganha força no continente africano.

A Copa das Nações Africanas ainda não tinha uma sede definida, logo após a desistência da República Democrática do Congo em receber o campeonato em junho de 2019. O que seria a 14ª edição da Copa Africana das Nações, que tem a Nigéria como atual e maior campeã, com 11 títulos. E a primeira a contar com 12 equipes participantes, quatro mais do que o evento realizado em 2018, sediado em Gana.

Com o aumento no número de vagas, as eliminatórias para o torneio deste ano receberam o maior número de inscrições da história: foram 36 em sua totalidade. Dentre elas, além das atuais campeãs nigerianas, estavam a forte seleção de Camarões, que chegaram as oitavas de finais da Copa do Mundo de 2019, e a Guiné Equatorial, único outro país fora a Nigéria a ter conquistado a Copa das Nações. No entanto, os primeiros jogos do qualificatório, marcados para abril, foram adiados devido ao início da pandemia e não chegaram a ser disputados.

Copa Africana de Nações de 2019

Por fim, a conquistou a última edição da Copa Africana de Nações, em 2019. Atualmente, a equipe conta com o meia argelino Ismael Bennacer, atualmente no Milan, sendo o melhor jogador da competição.

Foto destaque: Divulgação/Globo Esporte

Eduardo Downey
Olá, eu me chamo Eduardo Downey. Tenho 20 anos, e sou torcedor há pelo menos 15. Natural de Recife-PE e um apaixonado pelos esportes. Curso jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Vivo e respiro futebol. Instagram: @eduardojdowney.

Artigos Relacionados