Conselho Deliberativo aprova venda da SAF do Botafogo

Antes de mais nada, hoje se tornou num dia muito especial para o Botafogo. Já que o Conselho Deliberativo aprovou a venda da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) do clube para o americano John Textor. Em suma, dos 239 conselheiros aptos a votar, 171 exerceram seu direito e votaram. Assim, o placar final foi de 167 votos a favor e três contrários, além de uma abstenção.

Próximos passos para a venda da SAF do Botafogo

A saber, este foi um dos últimos passos para a aprovação definitiva da venda da SAF do Botafogo para Textor. Assim, o próximo passo acontece já na próxima sexta-feira (14) e será a votação dos sócios em assembleia geral. A votação estará aberta de 9h às 19h.

Caso seja aprovado também, (e esta é a previsão), o Botafogo estará pronto para ceder 90% de seus direitos econômicos a empresa comandada por John Textor, por cerca de R$ 400 milhões. A partir daí, o clube carioca já recebe na próxima semana um empréstimo-ponte de Textor de R$ 50 milhões. Além disso, as partes envolvidas terão um prazo de 60 dias para aparar arestas e finalizar a transferência.

Festa em General Severiano

Em suma, a votação do conselho deliberativo começou às 19h. Entretanto, horas antes do começo da sessão, alguns torcedores do Botafogo já se reuniam em frente da sede de General Severiano. Então, com o passar do tempo, muitos torcedores começaram a chegar para acompanhar a votação. Vale lembrar que a mesma foi sigilosa. Portanto, os torcedores ficaram do lado de fora.

Contudo, isto não impediu a grande festa que se formou na rua que abriga a entrada de General Severiano. A cantoria chegou a interromper a sessão, e o presidente Durcesio Mello chegou a ser ovacionado pela torcida do lado de fora durante a paralização. Conselheiros também aproveitaram para registrar a farra.

Após a aprovação da venda, alguns torcedores do Botafogo foram chamados ao salão nobre, onde acontecia a reunião. Lá, eles cumprimentaram a diretoria e fizeram mais festa.

Como foi a reunião

Em suma, a sessão começou com explanação dos membros do Conselho Deliberativo, da atual diretoria presentes (virtualmente ou não) e da Equipe de Trabalho da SAF Botafogo (composta por alguns membros da XP Investimentos). Vale lembrar que o CEO do clube, Jorge Braga, está com suspeita de COVID-19 e não compareceu presencialmente. Assim, ele falou aos conselheiros por meio de videoconferência.

Depois disso, os conselheiros inscritos para falar expuseram seus pontos de vista (positivos ou negativos em relação a SAF) e eventuais dúvidas. Entre os conselheiros inscritos para falar, havia um ex-presidente do Glorioso (Carlos Eduardo Pereira).

Após isso, começou a votação, que aconteceu de forma digital. Em poucos minutos, o resultado saiu (com aprovação de 97,6% dos conselheiros) e começou a festa dentro e fora do salão nobre de General Severiano. Vale lembrar que a torcida do Botafogo presente do lado de fora de General Severiano foi a primeira a saber do resultado.

Foto Destaque: Divulgação/Vitor Silva/Botafogo

João Victor Freire
Alagoano, porém criado no Rio De Janeiro. 20 anos. Tenho pra mim que o Jornalismo é uma das profissões mais belas que existem, e é o que eu sei e gosto de fazer desde pequeno. E aliado a isso, tenho uma paixão por esportes.

Deixe um comentário