Conheça Will, o primeiro brasileiro artilheiro da J-League

Will Robson Emilio de Andrade, mais conhecido como Will, começou sua carreira jogando no atlético paranaense. Mas foi com a J-League que ganhou prestigio, e foi o primeiro brasileiro a ser artilheiro no campeonato. Nele passou pelos times Oita Trinita, Consadole Sapporo e no Yokohama F. Marinos, nesse último sendo empréstimo.

Por isso nesta semana, a coluna Samurais da Bola traz a história desse jogador, fez história na J-League e trouxe para o Brasil um título inédito, o primeiro artilheiro brasileiro deste campeonato.

HISTÓRIA E CARREIRA DE WILL

Nascido na cidade de São Paulo (SP), em 15 de dezembro de 1973, começou sua carreira no ano de 1992, com então 19 anos, pelo clube Atlético Paranaense. Em sua passagem por aqui, antes de ir ao Japão, passou por apenas dois times o Atlético Paranaense nos anos de 1992,1993, e de 1996 a 1998, e no Remo no ano de 1994. Mas ainda passou pelo time chinês, Wuhan Huanghelou, em 1995.

Após sua saída do Japão voltou ao Wuhan Huanghelou em 2004, passou pelo time brasileiro América de Natal em 2006 e foi ao exterior mais uma vez pelo Al-Sailiya Sports Club do Qatar. Voltou ao Brasil no ano de 2007 jogando pelo CRAC, e em 2008 pelo ASA.

Assim, aos 35 anos, encerrou sua carreira como atleta profissional em 2008, sendo o ASA o último time em que jogou. Em sua trajetória no futebol Will sempre ocupou a posição de atacante, e ao todo da sua jornada fez marcou 88 vezes e tem uma média de 0.62 gols por partida jogada.

PASSAGEM PELA J-LEAGUE

Conheça Will, o primeiro brasileiro artilheiro da J-League

                                                                  Foto: Reprodução/Calby J-League de 2001

O campeonato foi criado em 1992, e já em sua primeira temporada fez muito sucesso. Mas a história de Will nela só começa no ano de 1998, após 6 anos de sua criação. Assim começou a jogar no time Oita Trinita, que jogou até 2000, onde já demonstrava seu grande talento como atacante, em 85 partidas marcou 49.

Todavia seu ano de glória foi 2001, jogando pelo Consadole Sapporo, em que em 26 jogos marcou 24 gols. Por isso foi nomeado artilheiro da J-League, sendo o primeiro brasileiro a conquistar esse título, já que até então somente os jogadores do Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Argentina e Camarões o tinham.

Na próxima temporada, em 2002, ele vai para o Yokohama F. Marinos emprestado, onde continuou tendo bons resultados como atacante, foram 26 disputas e 24 gols. Mas sendo demitido do clube na mesma temporada por chutar o companheiro de equipe Daisuke Oku, durante uma das partidas. Após isso voltou ao seu time de origem o Consadole Sapporo ficando nele até 2003.

Ainda em 2003, Will volta ao time que em que estreou no J-League, o Oita Trinita, porém fez apenas 2 gols nas partidas que jogou. Além de ser o clube que fez sua estreia no campeonato, foi também foi o que encerrou sua participação no Japão.

Sua passagem pelos diferentes clubes da J-League foi tão importante para sua história, que no top três de times que ele fez mais gols todos eles são do Japão. Em 1º está o Oita Trinita com 42, a seguir o Consadole Sapporo com 20, e o Yokohama F. Marinos com 16.

TÍTULOS DO WILL

Artilheiro da J-League no ano de 2001

Seleção da J-League no ano de 2001

Foto Destaque: Reprodução/Football Channel/Getty Images

Samara Peres
Eu sou estudante de jornalismo e tenho 20 anos, escolhi a área de jornalismo por gostar muito de ler e escrever. Já fui operadora de câmera, e agora indo para um novo desafio, o esporte que sempre esteve em minha vida.

Artigos Relacionados