Conheça Riyad Mahrez, o canhoto que dominou a Barclays Premier League

Riyad Mahrez é um jogador francês, naturalizado argelino, de 25 anos, canhoto, que atua preferencialmente pela ponta direita e defende as cores do Leicester City, atual líder e quase campeão do campeonato inglês. 
 
O jogador que no último domingo foi eleito o melhor jogador da Premier League na temporada de 2016 por parte da Associação dos Jogadores Profissionais, iniciou a carreira no Quimper, time da quarta divisão francesa. Logo na sequência, transferiu-se para o Le Havre, da segunda divisão da França. Inicialmente, Mahrez integrou o elenco do time B do Le Havre, mas seu desempenho, de 24 gols em 60 jogos credenciaram-no para o time de cima. 
 
O futebol do argelino foi descoberto pelo Leicester City através do olheiro Steve Wash. O interessante é que Mahrez não era o alvo principal da investida do clube inglês. Os Foxes estavam atrás de seu companheiro de equipe, Ryan Mendes, mas Steve Wash se encantou com o futebol do argelino e o trouxe para a Inglaterra. 
 
Segundo o responsável pelos olheiros do Leicester, Rob Mackenzie, a ideia era buscar um jogador de lado de campo, cuja idade estivesse entre 20 e 22 anos, mas que não necessariamente tivesse que chegar para ser titular. O intuito era que o contratado pudesse compor elenco e desafiasse os titulares, a fim de estimular uma competição sadia pela vaga no time. Ainda, buscavam um atleta em fim de contrato, pois visavam uma contratação por um preço baixo. 
 
”Nós estávamos procurando por um jogador que se destacasse naquela liga e que tivesse entre 20 e 22 anos. Então fizemos uma análise estatística de perfis e depois desse processo, nós pudemos contratar Riyah Mahrez junto ao Le Havre. Ele é um exemplo do processo estatístico que resultou em um jogador”, contou Mackenzie, em entrevista à Sky Sports.
Leicester City's Riyad Mahrez celebrates scoring his side's third goal of the game during their English Premier League soccer match against Swansea City at the Liberty Stadium, Swansea, Wales, Saturday, Dec.5, 2015. (Nick Potts/PA via AP)   UNITED KINGDOM OUT       -      NO SALES       -     NO ARCHIVES
 
Mahrez chegou ao Leicester e foi fundamental na campanha que garantiu o acesso do time à primeira divisão do campeonato inglês. Em sua contratação junto ao Le Havre, o clube inglês desembolsou a quantia de 423 mil euros. 
O argelino virou xodó da torcida após marcar um gol de empate contra o Nottingham Forest, em um jogo no qual os Foxes estavam com dez em campo. 
 
O time chegou à Premier League, mas o desempenho não foi dos melhores. Mesmo assim, Mahrez se destacou e a diretoria lhe ofereceu uma renovação de contrato por mais quatro anos. Nessa temporada, o início do argelino foi arrasador: nos três primeiros jogos, o camisa 26 balançou as redes quatro vezes e foi eleito o melhor em campo nas três oportunidades. 
 
Restando três rodadas para o término do campeonato, Mahrez tem 17 gols, 11 assistências e é dono do prêmio de melhor jogador da Barclays, além de ter sido escolhido o jogador argelino de 2016 e fazer parte do time da temporada do campeonato inglês. 
 
E se no início de 2014 o Leicester gastou 423 mil euros em sua contratação, hoje, o valor de mercado de Mahrez está avaliado em 38,8 milhões de euros. Grandes jornais internacionais de cobertura exclusiva, tais como o Daily Mirror, apontam que o argelino é o principal alvo do Barcelona para a próxima temporada. 
 
Com uma perna esquerda de muita habilidade e um repertório de dribles impressionantes, Mahrez dominou a Barclays Premier League e está prestes a fazer história e sagrar-se campeão inglês.
André Siqueira Cardoso

Sobre André Siqueira Cardoso

André Siqueira Cardoso já escreveu 313 posts nesse site..

Sou André Siqueira Cardoso, tenho 21 anos. Aluno de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), atualmente trabalho em VEJA, com a cobertura do noticiário político. Apaixonado por esportes, jogador de futebol até hoje, tenho o sonho de cobrir uma Copa do Mundo.

BetWarrior


Poliesportiva


André Siqueira Cardoso
André Siqueira Cardoso
Sou André Siqueira Cardoso, tenho 21 anos. Aluno de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), atualmente trabalho em VEJA, com a cobertura do noticiário político. Apaixonado por esportes, jogador de futebol até hoje, tenho o sonho de cobrir uma Copa do Mundo.

    Artigos Relacionados

    Topo