Conheça Shijiazhuang Ever Bright, novo integrante da CSL em 2020

O Shijiazhuang Ever Bright é um time que fica localizado na cidade de Shijiazhuang, na província de Hebei e foi um dos times recém promovidos para a Chinese Super League de 2020, a primeira divisão chinesa. Assim, com esta, será a terceira participação da equipe na elite. Portanto, a Coluna Escalando a Muralha desta semana, irá contar sobre o mais novo integrante da CSL 2020.

O COMEÇO

No início de janeiro de 2001, o clube era amador e se chamava Xiamen Dongyuhang, ficava em Xiamen, na província de Fujian. Passou a atuar em ligas amadoras, até que em 2009 foi campeão da província de Fujian. Assim, no ano seguinte, foi para a China Amateur Football League, onde terminou na vice-liderança.

LEIA MAIS

  • Vladimir Nakhratov e os primeiros estrangeiros da Liga Profissional da China – 28/11
  • Futebol Chinês: Uma das maiores médias de públicos do mundo –  05/12
  • A hegemonia de nove anos do Evergrande: Recordes e mais recordes – 12/12

PROFISSIONAL E MUDANÇAS DE NOME

Mais tarde, no mês de fevereiro de 2011, a equipe foi fundada pela Smart Hero International Trading Limited, Xiamen Dongyuhang Import & Export Co., Ltda, Xiamen City HS Sheng Industrial Co., Ltda e Xiamen City Shengxin Metal Products Co., Ltda. A partir disso, passou a ser profisional e se chamar Fujian Smart Hero. Nesta mesma temporada jogou a China League Two, a terceira divisão chinesa, em 20 jogos ganhou 11, empatou seis e perdeu três, logo depois, nos play-offs, conquistou o acesso para a segunda divisão.

No ano de 2012, terminou no 3º lugar com 46 pontos, oito pontos a menos da zona de classificação para a elite. No começo de 2013, a Yongchang Real Estate comprou 70% das ações do clube, que mudou para a cidade de Shijiazhiang, em Hebei, e no final deste mesmo ano, a Yongchang comprou os 30% restantes, assim, passou a se chamar Shijiazhuang Yongchang Junhao FC.

Posteriormente, em fevereiro de 2014, mudou o nome para Shijiazhuang Yongchang FC. Nesta campanha terminou na vice-liderança com 57 pontos, quarto a menos do líder. Assim, conquistou a classificação para a elite chines pela primeira vez na história.

SHIJIAZHUANG EVER BRIGHT FC

No começo de 2015, na sua primeira temporada na CSL, o clube mudou de nome para Shijiazhuang Ever Bright FC, nome que utiliza até hoje. Terminou o Campeonato Chinês em 7º lugar, longe da zona de rebaixamento, garantindo a sua permanência na primeira divisão.

Entretanto, na temporada seguinte terminou na última colocação e foi rebaixado para a China League One. Nas temporadas 2017, 2018 não conseguiu o acesso. Até que na edição de 2019, conquistou o 2º lugar com 56 pontos, apenas um a menos do líder. Portanto, selou novamente a sua classificação e vai disputar a CSL 2020.

https://twitter.com/SJZEBFC/status/1190634380328198144

No seu elenco conta com alguns destaques, como os brasileiros Matheus e Muriqui (ex-Guangzhou Evergrande) e o boliviano Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro).

https://twitter.com/SJZEBFC/status/1190634545940271104

Foto destaque: Reprodução/Footballshirtculture.com

Lucas Vilela
Lucas Vilela, 18 anos, cursando faculdade de jornalismo, gosto muito de esportes, quero estar falando, cobrindo vários deles, mas o meu maior sonho dentro do âmbito esportivo e cobrir o super bowl, desde pequeno tinha vontade de praticar, mas devido um problema na perna dificulta um pouco, porém estar falando todo o tempo dos esportes é sensacional.
Você está aqui
Futebol Na Veia > Futebol Asiático > Chinês > Conheça Shijiazhuang Ever Bright, novo integrante da CSL em 2020

Artigos Relacionados